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26 de maio de 2010
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17:19

Chavez Candanga: sucesso na internet

Por
Sul 21
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Um mês depois de criar uma conta no Twitter, Hugo Chávez rende-se a uma nova ferramenta de comunicação e anuncia o lançamento de seu blog oficial. Criada no final de abril, a conta de Chávez no serviço de microblogging, @chavezcandanga, é a mais visitada da Venezuela, com mais de 432,9 mil seguidores. No blog pessoal do presidente (www.chavez.org.ve), foram registradas 48.927 visitas da Venezuela e de outros países.

Em tempo: a palavra candanga, no espanhol da Venezuela, é empregada para qualificar uma pessoa rebelde, de temperamento explosivo. Ou mesmo malandro, mas nunca “demoníaco”, como quis a revista Veja em seu site, nesta terça-feira (26).

Segundo a Agência Brasil, o ministro das Relações Interiores e da Justiça, Tarek El Aissami, disse que a contagem de visitas foi realizada no período de 10h às 17h de terça-feira (25). No primeiro dia de funcionamento, o blog serviu para cumprimentos e apresentação de ideias para quem se interessar em interagir com Chávez. Aissami afirmou que há um controle para garantir a privacidade de quem participa na ferramenta.

“Quando você assina, um número de telefone celular será solicitado para validar os dados. Então não será necessário digitar um código na internet e será uma condição para o registro”, disse em entrevista no programa Dando y Dando, da rede de TV Venezolana de Television.

No Twitter, Chávez já recebe insultos, denúncias relacionadas à administração pública e pedidos de ajuda. “Isso é todos os dias, compadre, isso é trabalho adicional para mim”, afirmou Chávez na noite da segunda-feira, enquanto acessava sua conta no Twitter. “É mais trabalho que antes, mas eu assumo”, acrescentou em outro post. Parece que os venezuelanos estão se acostumando a fazer solicitações a Chávez através do Twitter. O mais espantoso é que a maioria das mensagens é respondida.

Chávez e as redes sociais

Chávez anunciou, inclusive, a contratação de 200 pessoas para ajudá-lo a responder às milhares de mensagens recebidas. Recentemente ele anunciou em sua conta, durante a madrugada, o afundamento de uma plataforma de gás venezuelana e já interrompeu atos públicos para escrever a seus seguidores no twitter.

O uso de novas ferramentas de comunicação coincide com o ano eleitoral, considerado decisivo. Em setembro, os venezuelanos vão às urnas decidir a nova composição do Congresso, pleito no qual a oposição pode recuperar espaços abandonados em 2005, quando decidiram retirar suas candidaturas ao Parlamento.

Desde o golpe de Estado de 2002 contra seu governo, Chávez aumentou a presença na área de comunicação, com o objetivo de fazer frente ao que chama de “guerra midiática” que acusa a oposição de travar contra ele. Desde então, seu governo apoiou a ampliação da rede de tvs e rádios comunitárias no país, criou os canais ViVe TV, o Teves, a multiestatal Telesur e Ávila TV, uma espécie de MTV para os jovens venezuelanos.

Com Agência Brasil


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