Últimas Notícias>Internacional
|
31 de maio de 2010
|
18:13

Ataque na Faixa de Gaza segue repercutindo

Por
Sul 21
[email protected]

A imprensa internacional e nacional repercutiu na manhã desta segunda-feira, 31, um ataque supostamente feito pela Marinha de Israel a uma frota de seis embarcações com ativistas pró-palestinos que tentavam furar o bloqueio à Faixa de Gaza e entregar suprimentos à região. Pelo menos 19 pessoas teriam morrido na ação.

Israel teria advertido as embarcações para que não invadissem suas águas territoriais. Mas, segundo os ativistas, os barcos estavam em águas internacionais, a mais de 60 quilômetros da costa. Os barcos, organizados pela ONG Free Gaza, levavam 750 ativistas e cerca de 10 mil toneladas de suprimentos para a Faixa de Gaza.

A autoridade portuária da cidade meridional turca de Antalya negou que houvesse armas a bordo dos navios que rumavam para a Faixa de Gaza, nesta madrugada atacada pelo Exército israelense. Foram desmentidas as declarações de representantes do Governo israelense, que justificaram a intervenção militar com o argumento de que a frota levava armas ao grupo palestino Hamas, que controla Gaza.

Nesta manhã a professora e membro do Instituto da Cultura Árabe, Arlene Elizabeth Clemesh, enviou carta ao ministro brasileiro das Relações Exteriores, Celso Amorim, dizendo que a cineasta brasileira Iara Lee encontrava-se a bordo de um dos barcos do movimento pacífico Free Gaza. Ela estava comunicando-se via satélite e ontem à noite informou que os barcos tinham se aproximado da Faixa de Gaza, onde pretendiam entregar ajuda humanitária, desde remédios até material de construção. Mas, interceptados e cercados pelo exército israelense, ela temia por sua segurança. No documento, Arlene pede encarecidamente que o Itamarati tome as providências cabíveis e necessárias para assegurar a vida e a integridade de Iara Lee.

Histórico

Israel decretou um bloqueio quase total à entrada de mercadorias na Faixa de Gaza desde que o grupo islâmico Hamas tomou à força o controle da região, em junho de 2007. O Hamas é acusado pelos disparos de milhares de mísseis contra o território israelese na última década. Israel diz que permite a entrada de 15 mil toneladas de suprimentos de ajuda humanitária a Gaza a cada semana. Mas a Organização das Nações Unidas diz que isso é menos de um quarto do necessário.

*Com informações de agências internacionais

Últimas sobre o tema:

Brasil espera ação forte da ONU em relação a Israel, diz Amorim


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora