Notícias
|
3 de junho de 2021
|
21:14

Feiras Ecológicas da Redenção comemoram 2 milhões de sacolas plásticas a menos na natureza

Por
Sul 21
[email protected]
Para celebrar a marca, as Feiras Ecológicas, em parceria com o Goethe-Institut Porto Alegre, realizam neste sábado a doação de sacolas retornáveis aos clientes. (Foto: Anahi Fros)

Da Redação (*)

As Feiras Ecológicas da Redenção celebrarão, neste sábado (5), o Dia Mundial do Meio Ambiente com uma marca histórica. Em dois anos de campanha desde o início da retirada de sacolas plásticas do espaço, celebrados no final de maio, mais de 2 milhões de embalagens deixaram de ser distribuídas aos frequentadores, que desde então levam suas bolsas retornáveis de casa.

Para comemorar este número, a Feira dos Agricultores Ecologistas (FAE) e a Feira Ecológica do Bom Fim (FEBF) – juntas, o maior espaço de venda de orgânicos a céu aberto da América Latina –, em parceria com o Goethe-Institut Porto Alegre, realizam neste sábado a doação de sacolas retornáveis aos clientes. Evitando aglomerações e respeitando as normas de segurança sanitária, a distribuição de quotas de bolsas ocorrerá em três horários – 7h, 10h e 12h – junto aos dois principais pórticos de acesso às feiras na Avenida José Bonifácio, localizados próximos à Avenida Osvaldo Aranha e Rua Vieira de Castro.

Os principais objetivos da retirada das sacolas plásticas são o de minimizar seu impacto negativo na natureza e gerar a reflexão sobre o destino dos resíduos e as consequências dos atos humanos no ecossistema, estimulando ainda a lógica de “pensar globalmente e agir localmente”.

O material polui lixões e mares, gerando grande impacto ambiental. As sacolas plásticas invadiram o mercado na década de 70. Como podem levar até 400 anos para se decompor, todas as embalagens produzidas até hoje ainda estão – e se manterão –  no ambiente por muito tempo, sendo decompostas em temidos microplásticos, que estão entre os principais poluentes dos oceanos. Em 30 anos pode haver mais plásticos que peixes nos mares se nenhuma atitude for tomada.

Na ocasião, o Goethe irá lançar a agenda de Schnupperkurs – aulas experimentais – de alemão gratuitas, exclusivas para clientes das feiras, cuja temática serão os produtos orgânicos.

A Feira Ecológica do Menino Deus (FEMD), que integra a parceria com o Goethe-Institut, também fará distribuição de sacolas retornáveis durante a Semana do Meio Ambiente. As ações ocorrem na quarta-feira (9/6) e sábado (12/6).

Breve histórico da campanha 

Foto: População aderiu à campanha pelo fim das sacolas plásticas. (Foto: Anahi Fros)

A campanha Sábado Sem Sacola Plástica iniciou em 25 de maio de 2019 por meio de uma parceria entre a Feira dos Agricultores Ecologistas e a Feira Ecológica do Bom Fim, motivada pelo fato de que as 138 bancas que integram as unidades estavam entregando, em média, 265 sacolas por box a cada sábado, representando 36,5 mil sacolas por feira, somando cerca de 2 milhões de sacolas ao ano. A ação constituía na não distribuição de embalagens no último sábado de cada mês, somada à intensa campanha de conscientização dos frequentadores das feiras.

Em 4 de janeiro de 2020 foi realizada a retirada definitiva das sacolas plásticas nas Feiras Ecológicas da Redenção. Em abril de 2020,  por conta das dúvidas geradas pela pandemia por Covid-19, a Prefeitura de Porto Alegre solicitou a retomada da distribuição das sacolas plásticas nas feiras. Esta medida perdurou até setembro. Estima-se que, no período, 90% do público, já conscientizado, continuou a levar suas ecobags.

No mês de outubro de 2020, durante a Semana Lixo Zero Porto Alegre e em parceria com o Instituto Lixo Zero Brasil, as Feiras Ecológicas da Redenção retomaram a iniciativa de não distribuir sacolas plásticas nas unidades. Também em outubro de 2020, a Feira Ecológica do Menino Deus iniciou sua campanha de retirada das sacolas plásticas.

(*) Com informações da Assessoria de Comunicação da Feira Ecológica do Bom Fim e da Feira dos Agricultores Ecologistas (FAE)


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora