|
7 de abril de 2021
|
14:27

Dia Mundial da Saúde: cruzes homenageiam mortos em Livramento; atos marcam data no RS

Por
Sul 21
[email protected]
Cruzes foram instaladas no Parque Internacional, em Livramento. (Reprodução/Facebook)

Da Redação

A fronteira do Brasil com o Uruguai, em Santana do Livramento (RS), amanheceu com setenta cruzes fincadas no Parque Internacional, em homenagem às pessoas 70 mortas (notificadas) em decorrência da covid-19 no município. O Comitê Popular por Democracia e Direito à Saúde Púbica organizou um ato simbólico para marcar a passagem da data e cobrar medidas urgentes de enfrentamento da pandemia. Representantes de movimentos populares participaram do ato e, entre outras reivindicações, pediram o estabelecimento de um protocolo único de enfrentamento da pandemia na fronteira.

Manifestações similares foram programadas para outros municípios do Estado. Em Passo Fundo, o Comitê Popular por Saúde, Democracia e Direitos e o Fórum Popular de Saúde convocaram o ato simbólico Dia Mundial da Saúde Memória dos Mortos pela Covid-19, das 11h às 12h, na Praça Marechal Floriano, no centro da cidade. O Comitê Popular reúne mais de 50 organizações de Passo Fundo que procuram mobilizar a sociedade para o enfrentamento da pandemia. Já o Fórum Popular em Defesa da Saúde pública reúne organizações que atuam no controle social da política de saúde.

Ato em Passo Fundo homanegou os mais de 400 mortos que o município já registrou até aqui. (Foto: Comitê Popular de Passo Fundo/Facebook)

Em Passo Fundo, já são mais de 4oo mortes pela covid-19 até aqui. O ato desta quarta homenageou os mortos e defendeu a necessidade de agilizar a vacinação e a importância de a população seguir com os cuidados preventivos, como uso de máscara, higienização permanente e distanciamento social.

As centrais sindicais também convocaram uma série de manifestações para marcar o Dia Mundial da Saúde, cobrando dos governos vacina já para todos e todas, quebra de patentes, emprego e auxílio emergencial de R$ 600, além de reforçar a luta pelo Fora Bolsonaro.

Faixas foram colocadas em viadutos, em defesa do SUS. (Foto: CUTRS/Divulgação)

Usando máscaras e respeitando o distanciamento sanitário, a mobilização na Capital começou logo após o amanhecer, às 7h, com a exibição de faixas, cartazes e banners em viadutos e passarelas de várias ruas, avenidas e rodovias.

Ainda pela manhã foi convocado um ato simbólico em frente à Prefeitura de Porto Alegre, com cruzes e um caixão para simbolizar os mais de 300 mil brasileiros e brasileiras que morreram na pandemia e protestar contra o descaso das autoridades diante do colapso da saúde. No RS já são mais de 20 mil vidas perdidas. Em seguida, a manifestação segue em marcha fúnebre até a Praça da Matriz, para um ato em frente ao Palácio Piratini.

(*) Com informações da CUTRS.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora