|
10 de março de 2021
|
14:00

Assembleia homenageará ex-reitor da UFPel com Medalha Mérito Farroupilha

Por
Sul 21
[email protected]
Assembleia homenageará ex-reitor da UFPel com Medalha Mérito Farroupilha
Assembleia homenageará ex-reitor da UFPel com Medalha Mérito Farroupilha
Pedro Hallal, ex-reitor da Universidade Federal de Pelotas (Divulgação)

Da Redação

O ex-reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pedro Hallal, será homenageado pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul com a Medalha Mérito Farroupilha, maior honraria do Parlamento gaúcho. A indicação feita pelo deputado estadual Zé Nunes (PT) foi aprovada terça-feira (9) pela Mesa Diretora da ALRS. “Ele é responsável pela defesa da democracia e da autonomia universitária, levou o Rio Grande do Sul ao cenário nacional. Temos total convicção do merecimento desta indicação, e em nome do povo gaúcho, com muito orgulho reconheceremos o trabalho de Hallal”, afirmou Zé Nunes ao justificar a indicação.
O professor e pesquisador da UFPel agradeceu a indicação e dedicou-a a todas as pessoas que estão em luto pela perda de alguém para a covid-19:  “Num momento tão polarizado com o que vivemos, fico emocionado em ter o trabalho reconhecido com essa homenagem do Parlamento Gaúcho e do Estado do Rio Grande do Sul. Dedico essa medalha a todas as famílias gaúchas que estão em luto pela perda de familiares durante a pandemia de COVID-19. Somente juntos, e ouvindo a ciência, vencemos o coronavírus”.
Pedro Rodrigues Curi Hallal é brasileiro, natural de Pelotas – Rio Grande do Sul. Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas – UFPel (2000), mestrado em Epidemiologia pela UFPel (2002); doutorado em Epidemiologia pela UFPel (2005) e pós-doutor pelo Instituto de Saúde da Criança – University College of London – UCL, Londres -Inglaterra.
Atuou como Reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) entre os anos de 2017 e 2020, onde foi o mais jovem professor a conduzir uma instituição federal de Ensino Superior no país. É atualmente docente associado da Universidade Federal de Pelotas no curso de graduação em Educação Física e nos programas de pós-graduação em Educação Física e Epidemiologia.
Coordena o EPICOVID-19, o maior estudo epidemiológico sobre coronavírus no Brasil. É um dos coordenadores da Coorte de 2015 de Pelotas e do Observatório Global de Atividade Física. É um dos sócios fundadores e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde. Foi membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências entre 2008 e 2013. É bolsista de produtividade 1A do CNPq. É editor-chefe do Journal of Physical Activity and Health.

Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora