Geral
|
8 de setembro de 2020
|
20:55

Brasil não alcançou nenhuma meta de vacinação infantil em 2019, diz jornal

Por
Luís Gomes
[email protected]
Foto: Arquivo/Agência Brasil

Da Redação*

Um levantamento realizado pelo jornal Folha de S.Paulo a partir de dados do Programa Nacional de Imunizações aponta que nenhuma das metas de vacinação infantil foram cumpridas no Brasil em 2019, mantendo uma tendência de queda na cobertura vacinal nos últimos cinco anos.

Segundo reportagem publicada nesta terça-feira (8), a meta para as nove principais vacinas infantis — pólio, BCG, rotavírus, pentavalente, pneumocócica, meningicoco C, triplice viral, hepatite A e hepatite B — deve variar entre 90% e 95% de cobertura para que não haja risco de propagação das doenças, mas o maior índice de vacinação, em 2019, foi de 91,6%, referente à vacina tríplice viral. Já o menor índice foi para a pentavalente, que protege contra difteria, tétano e coqueluche, que só teve 69% da população-alvo vacinada.

Ao todo, oito das nove vacinas tiveram queda na cobertura em relação a 2018, segundo a Folha, com alguns casos chegando ao menor índice de cobertura em 23 anos, omo é o cado das vacinas contra poliomielite e tuberculose. A vacina pentavalente teve queda de cobertura de 21,3% ante 2018 e acumula queda de 26,6% em cinco anos. As vacinas BCG, que protege contra a tuberculose, também apresentou uma queda superior a 20% nos últimos cinco anos, com uma redução de 14,7% somente no último ano.

Por outro lado, a vacina contra a hepatite A é a única que apresentou variação positiva entre 2018 e 2019, com aumento da cobertura vacinal em 1,2% no acumulado em cinco anos, o aumento é de 39,2%, número que influenciado pelo ano de 2015, quando a 97% da população-alvo foi vacinada. Em 2019, a cobertura ficou na casa dos 80%.

*Confira a íntegra da reportagem da Folha.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora