Geral
|
2 de julho de 2020
|
22:14

Movimento Pegada Preta reúne artistas e lideranças negras de Porto Alegre em live no próximo sábado (4)

Por
Luís Gomes
[email protected]
Movimento Pegada Preta reúne artistas e lideranças negras de Porto Alegre em live no próximo sábado (4)
Movimento Pegada Preta reúne artistas e lideranças negras de Porto Alegre em live no próximo sábado (4)
Live solidária ocorre no próximo sábado (4), a partir das 15h | Foto: Reprodução

Da Redação

No próximo sábado (4), o canal de YouTube TV Nação Preta promove a live solidária “Pegada Preta”, que busca dar apoio ao movimento cultural de mesmo nome, fortalecer as ações de solidariedade do movimento Nós por Nós e discutir política, cultura e saúde da população negra. A transmissão, que ocorre a partir das 15h, será protagonizada pela roda de samba do grupo Bicho Solto.

Voltado às questões da população negra, das comunidades periféricas e principalmente da cultura, o Pegada Preta é um movimento político cultural que ocorre há anos na cidade de Porto Alegre, especialmente no bairro Rubem Berta. Em função da pandemia de covid-19, ocorre agora virtualmente.

Já o Nós por Nós é um movimento de solidariedade criado no início da pandemia para organizar campanhas de arrecadação de recursos e distribuição de kits de alimentos e materiais de higiene para a população vulnerável da Capital. O projeto já arrecadou cerca de 30 mil reais e distribuiu 500 kits com cestas básicas, material de higiene e máscaras em oito comunidades de Porto Alegre. A ação social também já forneceu 800 refeições através do projeto Marmita Solidária e foi um dos projetos escolhidos pelo POA150 Fotos para receber recursos desta campanha de arrecadação.

O evento ainda contará com a participação de lideranças e acadêmicos negros e de movimentos sociais e culturais. Para falar de cultura negra em tempos de pandemia, o evento terá a participação de Iara Deodoro do Afrosul Odomodê e Lilian Rocha do Sopapo Poético. Para tratar do tema “mulheres negras na cena”, participam a rapper Cristal e a atriz Vera Lopes. Winnie Bueno e Rafa Rafuagi falam sobre a revolta negra no mundo.

Já para pensar a Covid-19 e a saúde da população negra, o Pegada Preta trará a participação da psicóloga Mara Gomes e a sanitarista Daiana Santos. E para fechar o quadro de convidados, Reginete Bispo, suplente do senador Paulo Paim (PT), e Márcio Chagas, ex árbitro de futebol e pré candidato a vice-prefeito pelo PSOL em Porto Alegre, falarão sobre a participação do negro na política.

O edição virtual do Pegada Preta também vai arrecadar doações para a campanha de solidariedade.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora