Geral
|
7 de julho de 2020
|
13:43

Fórum Popular em Defesa da Água mobiliza-se para barrar privatização do saneamento em Erechim

Por
Sul 21
[email protected]

Da Redação

O Fórum Popular em Defesa da Água realiza, nesta quarta-feira (8), um encontro virtual para debater estratégias de fortalecimento da articulação em defesa do saneamento público na região do Alto Uruguai , norte do Rio Grande do Sul. Recentemente, a prefeitura de Erechim retomou a tentativa de implementar um processo de privatização dos serviços de água e esgoto no município, convocando uma audiência pública, em plena pandemia da Covid-19. A audiência, que estava marcada para o dia 26 de junho, acabou suspensa por determinação judicial da Segunda Vara Cível da Comarca de Erechim,

Segundo os organizadores do Fórum Popular em Defesa da Água, a intenção da atual administração do município de Erechim é “passar a boiada e entregar nossos patrimônios públicos, num contexto de maior dificuldade de participação popular nas decisões que afetam diretamente toda a sociedade”.

O Fórum é formado por movimentos sociais e sindicais de Erechim, organizações populares, igrejas, professores e professoras, movimento estudantil, políticos, associações e lideranças comunitárias.

Entre as consequências da privatização do setor, assinala o Fórum, estão o aumento no valor das tarifas, piora na qualidade dos serviços prestados, demissões e diminuição dos postos de trabalho no setor. Além disso, acrescenta, a privatização do saneamento em Erechim afetará todos os municípios da região, devido ao fim do subsídio cruzado da Corsan, que garante que os serviços sejam prestados em municípios menores.

Esses serão os temas centrais do encontro  marcado para essa quarta-feira.

DATA: 08/07, quarta-feira;
HORA: 19:00 horas;
Via plataforma on-line Jitsi Meet (o link será enviado às 18:30 da quarta-feira).


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora