Geral
|
20 de março de 2020
|
22:34

Sobe para 56 o número de casos confirmados de coronavírus no RS

Por
Luís Gomes
[email protected]
Sobe para 56 o número de casos confirmados de coronavírus no RS
Sobe para 56 o número de casos confirmados de coronavírus no RS

Da Redação

No final da noite de sexta-feira (20), A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que subiu para 56 o número de pessoas infectadas pelo coronavírus no Rio Grande do Sul após a confirmação de mais sete casos desde o boletim anterior — na tarde do mesmo dia. Ao todo, os boletins divulgados pela SES ao longo da sexta confirmaram 19 novos casos no Estado, dia de maior avanço da epidemia até o momento. São eles:

– Homem, 39 anos, em Dois Irmãos
– Mulher, 54 anos, Eldorado do Sul
– Homem, 22 anos, Canoas
– Homem, 34 anos, Porto Alegre
– Homem, 44 anos, Alvorada
– Homem, 41 anos, Torres
– Homem, 40 anos, Canoas
– Charqueadas, mulher, 31 anos
– Porto Alegre, menina, 5 anos
– Porto Alegre, homem, 41
– São Leopoldo, homem, 61 anos
– Taquara, homem, 80 anos
– Porto Alegre, homem, 21 anos
– Porto Alegre, homem, 68 anos
– Porto Alegre, mulher, 68 anos
– Homem, 55 anos, de Santana do Livramento (viagem a SP, RJ e BA)
– Casal de Ivoti (homem de 60 anos e mulher de 58 anos) com viagem para os Emirados Árabes
– Mulher, 60 anos, de Erechim (com viagem para os Emirados Árabes)

Entre o total de confirmados, 25 estão em Porto Alegre, e há 48 casos suspeitos na capital. Em todo o Estado, entre confirmados, descartados e suspeitos para a Covid-19, conforme a faixa etária, 46,6% estão entre 20 e 39 anos.

No Brasil, o número total de casos confirmados pelo Ministério da Saúde chegou a 904 nesta sexta, com 11 mortes. Ainda não há nenhuma vítima fatal do coronavírus no Rio Grande do Sul.

Em pronunciamento no início da noite, o governador Eduardo Leite afirmou que o Estado já está em uma situação de transmissão comunitário do coronavírus, o que significa que não é mais possível a fonte de transmissão de pacientes que contraem a doença e que o vírus já circula entre a população.

“Em função de já ser declarada a transmissão comunitária em Porto Alegre, por já termos a transmissão local em diferentes municípios do Estado, por observar um rápido aumento do número de casos confirmados e suspeitos, por termos registro em alguns profissionais da saúde e para que possamos adequar o foco de trabalho da nossa vigilância em saúde é que estamos declarando que o Rio Grande do Sul tem uma situação de transmissão comunitária do Covid-19”, disse.

Leite também afirmou que a SES vai aumentara em 216 o número de leitos de UTI pelo Estado, ampliação de 22% antes os mil atuais, irá contratar 78 novos equipamentos, como respiradores, e, na segunda-feira, irá publicar editais para contratação de 37 novos profissionais de saúde, aproveitando a autorização dada pelo Assembleia Legislativa nesta semana.

Calamidade pública

Devido ao avanço da pandemia de coronavírus, o governo do Estado decretou na quinta-feira situação de calamidade pública. Com a mudança de status, novas restrições passaram a ser adotadas, procurando retardar a propagação da doença no Rio Grande do Sul.

Em caso de necessidade de esclarecimentos sobre o coronavírus, a população e profissionais de saúde podem telefonar para o número 150, Disque Vigilância do governo do Estado, ou escrever para o e-mail [email protected]. O serviço é oferecido de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 22h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 22h.

O Sistema Único de Saúde (SUS) também oferece o Disque Saúde 136, de abrangência nacional, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 18h.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora