Marchezan diz que se pacote do transporte não for aprovado, Porto Alegre pode ter tarifa mais alta do país
Da Redação (*) A Prefeitura de Porto Alegre divulgou nota informando que já tem os elementos necessários para dar prosseguimento ao cálculo para novo reajuste da tarifa do transporte público. Segundo a Prefeitura, já foram encaminhados documentos relativos ao reajuste mínimo para a categoria, à descrição dos salários e aos valores do plano de saúde […]
Marchezan diz que se pacote do transporte não for aprovado, Porto Alegre pode ter tarifa mais alta do país
Da Redação (*)
A Prefeitura de Porto Alegre divulgou nota informando que já tem os elementos necessários para dar prosseguimento ao cálculo para novo reajuste da tarifa do transporte público. Segundo a Prefeitura, já foram encaminhados documentos relativos ao reajuste mínimo para a categoria, à descrição dos salários e aos valores do plano de saúde e tíquete-alimentação. Ainda segundo o Executivo municipal, caso o pacote de projetos de lei, denominado Transporte Cidadão, enviado à Câmara Municipal em janeiro, não seja aprovado, “o índice de reajuste e o valor da tarifa podem ser os mais altos do país”.
“Temos a possibilidade, neste momento, de em 2021 chegarmos a uma tarifa de R$ 2,00, com estudantes pagando R$ 1,00 e o trabalhador podendo viajar com passe-livre, inclusive em fins de semana e feriados. Não se pode mais esperar para tomar alguma atitude pelo transporte público”, diz o prefeito Nelson Marchezan Júnior.
As próximas etapas para a definição do novo valor da tarifa serão a finalização do cálculo com os índices recebidos após a conclusão, envio dos cálculos e convocação de reunião do Conselho Municipal de Transportes Urbanos (COMTU). Depois da apreciação do Conselho, será divulgado o novo valor da tarifa.
As propostas enviadas por Marchezan à Câmara Municipal em 27 de janeiro:
Fim da taxa da CCT – Acaba com a taxa administrativa, chamada de Taxa de Gestão da Câmara de Compensação Tarifária (CCT), cobrada pela prefeitura para fazer a gestão do sistema. Segundo a Prefeitura, o fim dessa taxa, administrada pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), representaria uma economia de R$ 24 milhões para o cidadão por ano, valor que seria revertido para subsidiar a tarifa.
Tarifa de uso do sistema viário – Aplica uma tarifa de R$ 0,28 por quilômetro rodado para as empresas de transporte por aplicativos (Uber, Cabify, 99, Garupa etc.) pelo uso do sistema viário.
Tarifa de congestionamento – Carros emplacados fora de Porto Alegre passariam a pagar o valor referente a uma passagem de ônibus uma vez ao dia para entrar na cidade.
Redução gradual de cobradores – A flexibilização da lei desobriga a presença do cobrador em casos específicos, como em dias de passe livre, domingos e feriados, das 22h às 4h, em linhas com número reduzido de passageiros e nas linhas alimentadoras, já gratuitas, que levam o passageiro de dentro dos bairros até o eixo principal de atendimento.
Taxa de mobilidade urbana – Encargo seria cobrado das empresas por empregado com carteira assinada, o que garantiria para esses trabalhadores o passe livre no sistema de transporte coletivo.