Geral
|
6 de março de 2020
|
13:45

Lula é presença confirmada na festa do arroz orgânico em Nova Santa Rita

Por
Sul 21
[email protected]
Lula é presença confirmada na festa do arroz orgânico em Nova Santa Rita
Lula é presença confirmada na festa do arroz orgânico em Nova Santa Rita
16ª Festa da Colheita do Arroz Agroecológico em 2019, no Assentamento Santa Rita de Cássia II, em Nova Santa Rita. Foto – Leandro Molina.

Da Página do MST

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) promove no dia 20 de março, numa sexta-feira, a 17ª Festa da Colheita do Arroz Agroecológico. O evento será no Assentamento Capela, em Nova Santa Rita, na região Metropolitana de Porto Alegre.

Esta edição tem a presença confirmada do ex-presidente Lula, que participará da colheita simbólica na lavoura, às 11 horas, e do ato político no ginásio da Cooperativa de Produção Agropecuária Nova Santa Rita (Coopan), às 14 horas.

“Será um momento de celebração e de esperança, de continuar levantando as bandeiras da agroecologia, do cuidado com o meio ambiente e da alimentação saudável”, destaca Emerson Giacomelli, da coordenação do Grupo Gestor do Arroz Agroecológico do MST.

Também foram convidados governadores, deputados, prefeitos e outras autoridades e lideranças. Conforme o Movimento, são esperadas cerca de 3 mil pessoas para a festa, que ainda terá apresentações artístico-culturais e feira de produtos coloniais e orgânicos da Reforma Agrária.

MST é o maior produtor de arroz orgânico

O MST produz arroz orgânico há mais de 20 anos e hoje é o maior produtor da América Latina, de acordo com o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). A cadeia produtiva envolve oito cooperativas e abrange 14 assentamentos situados em 11 municípios gaúchos, nas regiões Metropolitana, Sul, Centro-Sul e Fronteira Oeste – Manoel Viana, Santa Margarida do Sul, Canguçu, Eldorado do Sul, Guaíba, Nova Santa Rita, Charqueadas, São Jerônimo, Tapes, Viamão e Camaquã.

Na safra 2019/2020, a estimativa é colher mais de 300 mil sacas do alimento (cerca de 15 mil toneladas), numa área total de 3.215 hectares. O cultivo, que ocorre em sistema pré-germinado, é feito por 364 famílias. Toda a produção é certificada.

Comercialização nacional e internacional

Através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o MST atende mais de 100 prefeituras e contempla famílias em situação de vulnerabilidade social por meio de cestas básicas.

Assim, o arroz orgânico abastece escolas da rede pública e diversas organizações no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Goiás, Pernambuco e Alagoas.

Só no RS, estudantes de mais de 600 escolas estaduais consomem o arroz orgânico na merenda. Além disso, estima-se que milhares de famílias carentes já tiveram acesso ao alimento no país.

A produção dos assentados ainda chega a hospitais, universidades, institutos federais, Forças Armadas e Exército Brasileiro. Também é exportada à Alemanha, Espanha, Estados Unidos, Uruguai, Chile, Venezuela e União Europeia.

O local da festa

O Assentamento Capela foi criado em maio de 1994, numa área de 2.160 hectares, e abriga 100 famílias, a maioria oriunda da região Norte do estado. Lá, 62 famílias estão envolvidas na produção de arroz orgânico agulhinha e cateto, por meio da Coopan.

O cultivo ocorre há 20 anos no assentamento. Nesta safra foram plantados 310 hectares e a estimativa é colher 25 mil sacas (1,250 mil toneladas). A Coopan possui agroindústria, que beneficia em média 500 sacas de arroz por dia e garante emprego permanente a 10 pessoas.

Os camponeses assentados no Capela também têm em suas principais produções leite e hortifrútis e criam suínos.

Programação da 17ª Festa da Colheita do Arroz Agroecológico

7h30 – Credenciamento (Taxa de R$15,00: almoço e brindes);
9h – Apresentações artístico-culturais;
9h às 17h – Feira de produtos da Reforma Agrária;
11h – Ato simbólico da colheita do arroz orgânico na lavoura, com Lula;
12h – Almoço (arroz carreteiro, feijão e saladas);
13h30 – Plantio de árvore por Lula na entrada do ginásio da Coopan, em alusão à Campanha Nacional de Reflorestamento do MST “Plantar árvores, produzir alimentos saudáveis”;
14h – Ato político com a presença de Lula, outras lideranças e autoridades, no ginásio da Coopan;


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora