Laboratórios da UFRGS iniciam produção de máscaras que serão doadas a hospitais

Por
Sul 21
[email protected]
Laboratórios da UFRGS iniciam produção de máscaras que serão doadas a hospitais
Laboratórios da UFRGS iniciam produção de máscaras que serão doadas a hospitais
Previsão é a produção de 200 máscaras até o final desta semana. (Foto: Divulgação)

Da Redação (*)

Laboratórios da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) começaram nesta terça-feira (24), a fabricação de máscaras faceshield que serão utilizadas por profissionais da saúde no atendimento de pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus. O trabalho está realizado de forma voluntária por docentes, técnicos e bolsistas nas impressoras 3D de vários laboratórios de pesquisa da Universidade. Os equipamentos de proteção serão doados a hospitais, inicialmente de Porto Alegre, por meio de demanda encaminhada pelo Pacto Alegre, movimento de articulação de entidades da capital responsável pelo cadastramento prévio dos estabelecimentos de saúde.

Estão envolvidos na impressão dos equipamentos de proteção individual (EPIs): o Laboratório de Inovação e Fabricação Digital da Escola de Engenharia (LIFEELAB), o Laboratório de Design e Seleção de Materiais (LDSM) e o Laboratório de Metalurgia Física (LAMEF), com representantes da Escola de Engenharia e da Faculdade de Arquitetura. O Centro Multiusuário de Prototipagem Rápida (CMPR/Parque Zenit) também colabora com insumos e trabalho de elaboração de projetos. A previsão inicial, contando com a doação de materiais, é a produção de 200 máscaras até o final desta semana.

A distribuição dos equipamentos será de responsabilidade do grupo ‘Brothers in Arms Impressão 3D’, criado pelo Pacto Alegre em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre, que está organizando as demandas e a logística de doações para os hospitais. Outras universidades do Estado também estão empenhadas na produção de equipamentos destinados a hospitais.

Doações e empréstimos

Os voluntários iniciaram os trabalhos mas, diante da crescente demanda que se aproxima, solicitam empréstimo de outras impressoras 3D e doação de insumos para a ampliação da produção. Os materiais necessários para a elaboração das máscaras são filamentos para as impressoras e folhas de acetato para as viseiras. Mais informações sobre as doações estão em bit.ly/brothersarms.

(*) As informações são da assessoria de Comunicação da UFRGS


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora