Geral
|
4 de março de 2020
|
15:59

Famílias kaingang atendem decisão judicial e deixam retomada em floresta de Canela

Por
Sul 21
[email protected]
Famílias kaingang atendem decisão judicial e deixam retomada em floresta de Canela
Famílias kaingang atendem decisão judicial e deixam retomada em floresta de Canela

Da Redação

As famílias kaingang que participaram da Retomada de uma área localizada na Floresta Nacional de Canela (Flona) atenderam decisão judicial e se retiraram do local na manhã desta quarta-feira (4). No dia 18 de fevereiro, o parque integrou a lista de patrimônios que serão entregues à iniciativa privada pelo governo federal. Em função, disso, os Kaingang se movimentaram para ocupar o local com o objetivo de impedir que este território ancestral seja entregue para exploração privada.

Reprodução/Facebook

A ação dos Kaingang levou o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) a acionar a Justiça Federal pedindo a retirada das famílias do parque. No dia 28 de fevereiro foi emitido mandado de reintegração de posse, pressionando os Kaingang a sair do local.

A Justiça Federal, por meio da 3ª Vara Federal de Caxias do Sul, negou pedido da Defensoria Pública da União que requeria a suspensão da ordem de reintegração de posse da retomada na Flona.

Após cumprirem a determinação judicial, os indígenas seguiram acampados em frente à entrada da floresta, dispostos a não se afastar de sua terra ancestral. Eles querem que a Funai compareça ao local e realize estudos de reconhecimento da tradicionalidade do território. O diretor da Flona considerou que os kaingang seguiam em local proibido e que tomaria “as medidas cabíveis” para garantir a desocupação.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora