Últimas Notícias > Geral > Areazero
|
12 de março de 2020
|
18:24

ESPM é a primeira universidade a suspender aulas no RS em função do coronavírus

Por
Sul 21
[email protected]
Universidade teve aulas presenciais suspensas. Foto: Divulgação/ESPM

Da Redação

A ESPM foi a primeira universidade a suspender aulas no Rio Grande do Sul em razão da pandemia de coronavírus. Nesta quinta-feira (12), a instituição comunicou a suspensão das aulas presenciais, em todos os campi, até a sexta-feira (20). A princípio, “havendo as necessárias condições de segurançaa”, a universidade deve retomar as aulas no dia 23. Ainda de acordo com a ESPM, os estudantes passarão a receber orientações sobre as atividades acadêmicas diretamente de seus professores por meio da ferramenta Canvas.

Procuradas, UFRGS, Unisinos e PUCRS informaram que monitoram a situação, mas ainda não tomaram nenhuma medida restritiva. Reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rui Oppermann afirma que o início do semestre letivo, iniciado em 5 de março, “deve ocorrer de forma tranquila”. Na opinião do reitor, “a UFRGS tem experiência a partir da pandemia de gripe A (H1N1), em 2009, que exigiu a tomada de decisões e parcerias com as unidades acadêmicas e o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA)”. Ele garante, no entanto, que a universidade “está adotando as ações de prevenção necessárias, orientados por entidades sanitárias e pelo Ministério da Saúde, a fim de evitar a chegada e a propagação da doença”. As UFRGS, no entanto, já suspende eventos pontuais, como a aula magna com o professor italiano Pietro Daniel Omodeo, que aconteceria no dia 26 de março.

Já a Pontifícia Universidade Católica do RS, onde estuda uma jovem diagnosticada com coronavírus, destaca que a estudante ficou em isolamento desde que voltou de viagem à Itália, “não teve contato com outras pessoas e não circulou pelo Campus”. Até o momento, as aulas e demais atividades previstas na Universidade estão mantidas.

A Universidade do Vale do Rio dos Sinos informa que está “atenta ao tema coronavírus” e segue as orientações e os procedimentos indicados pelo Ministério da Saúde, mas também mantém o calendário de aulas normalmente até o momento.

Em nota divulgada na quarta-feira (11), o Ministério da Saúde afirma que não existem, ainda, recomendação de suspensão das aulas. A mesma orientação é dada pelo sindicato que representa as escolas privadas da Capital. As secretarias da Saúde e da Educação do RS emitiram nota conjunta endereçada às escolas em que sugerem algumas medidas preventivas, como evitar atividades que envolvam grandes aglomerações em ambientes fechados, manter a atenção para pessoas que apresentem febre e sintomas respiratórios e orientar para que busquem um serviço de saúde.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora