Geral
|
17 de fevereiro de 2020
|
20:14

Motorista da Uber assedia adolescente durante corrida: ‘Eu faria coisas que teu pai não faria’

Por
Sul 21
[email protected]
Foto: Guilherme Santos/Sul21
Foto: Guilherme Santos/Sul21

Em uma série de vídeos divulgados nas redes sociais no último domingo (16), uma adolescente de 17 anos expôs o assédio sexual que sofreu durante uma viagem por meio do aplicativo da Uber. Os vídeos mostram que o motorista assedia a jovem verbalmente durante a corrida, inclusive depois de ela ressaltar que é menor de idade.

“Não é problema igual. Seria um problema se tu tivesse 13 anos. Eu acho que tu não tem 13 anos. Aí tu seria uma menor incapaz. De 14 anos pra cima, tu já é responsável”, argumenta o motorista, identificado apenas como André.

No vídeo seguinte, o homem afirma que namoraria com a jovem, caso ela não tivesse namorado, ao que, desconfortavelmente, ela responde “você tem idade para ser meu pai”. O motorista não desiste e responde que não é o pai dela. “Eu faria coisas que teu pai não faria, pode ter certeza”, diz.

Leia mais:
TJ-RS absolve motorista acusado de estuprar passageira e culpa jovem por ter consumido álcool

A adolescente divulgou um print da corrida com a foto do motorista, indicando que ele é de Porto Alegre e mora em Viamão, na região metropolitana.

Em nota enviada ao Sul21, a assessoria de imprensa da Uber afirmou que “a conta do motorista parceiro foi banida assim que a denúncia foi feita” e que a empresa “considera inaceitável e repudia qualquer ato de violência contra mulheres e acredita na importância de combater, coibir e denunciar casos dessa natureza às autoridades competentes”.

“A empresa defende que as mulheres têm o direito de ir e vir da maneira que quiserem e têm o direito de fazer isso em um ambiente seguro. Todas as viagens com a plataforma são registradas por GPS. Isso permite que em caso de incidentes nossa equipe especializada possa dar o suporte necessário, sabendo quem foi o motorista parceiro e o usuário, seus históricos e qual o trajeto realizado”, diz a nota.

Para denunciar um caso de assédio praticado por motoristas da Uber é possível utilizar o suporte do próprio aplicativo. Para isso, é necessário entrar no aplicativo pelo celular e clicar no canto superior esquerdo da tela. Após, é preciso escolher a opção “Ajuda”, clicar na viagem em que o assédio aconteceu e selecionar a opção “Opiniões sobre o motorista”. Em seguida, é só escolher a opção “O comportamento do motorista me trouxe insegurança”, relatar o que aconteceu durante a corrida e enviar a denuncia à empresa.

É importante que os casos de assédio ou abuso sexual sofridos por mulheres durante corridas de transportes por aplicativo também sejam denunciadas em uma delegacia de polícia. Neste caso, é preciso que a vítima apresente no local os dados do motorista que são disponibilizados pelo aplicativo, como nome e placa do carro, por exemplo.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora