Geral
|
20 de fevereiro de 2020
|
13:56

MAB promove plenárias no RS em apoio à greve dos petroleiros

Por
Sul 21
[email protected]
Na semana passada, foram realizadas duas plenárias nos municípios de Santa Rosa e Erechim. (Foto: Gerson Rodrigues)

Da Redação (*)

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), articulado com outras entidades, está promovendo plenárias no Rio Grande do Sul em apoio à greve nacional dos petroleiros. Na semana passada, foram realizadas duas plenárias nos municípios de Santa Rosa e Erechim. Em Santa Rosa, a plenária, organizada pelo MAB e pela Intersindical, contou com a presença de Dari Beck Filho, diretor do Sindipetro/RS. Em Erechim, a atividade foi organizada pelo MAB, em nome da Plataforma Operária e Camponesa da Água e Energia, com a presença de Edison Terterola, também diretor do sindicato dos petroleiros no estado.

Ao final da plenária, foi realizado um ato da campanha nacional “Gás a Preço Justo”, com a venda de 42 botijões para a população, ao preço de 40 reais. A iniciativa, lançada pelos grevistas, tem o objetivo de alertar a população para o alto preço do botijão de gás, item essencial nas casas das famílias brasileiras, que sentem no bolso o impacto.

Em ambas as atividades, o debate girou em torno da importância da defesa da Petrobrás enquanto empresa pública e forte, estratégica para o desenvolvimento e soberania nacional. Os grevistas denunciam o processo de desmonte e sucateamento da estatal, em curso nos últimos anos, com o fechamento de unidades, demissões em massa, venda de refinarias e campos de petróleo e falta de investimentos no sistema. Dentre as pautas dos grevistas, está o não fechamento da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados do Paraná (FAFEN-PR) – última fábrica nacional – que acarretará na demissão de 1.000 funcionários, caracterizando-se como descumprimento do Acordo Coletivo de Trabalho.

Ao final da plenária, foi realizado um ato da campanha nacional “Gás a Preço Justo”, com a venda de 42 botijões para a população, ao preço de 40 reais. (Foto: Divulgação/MAB)

Outra pauta abordada pela categoria, impulsionada pela campanha “Gás a Preço Justo” é o alto preço do gás de cozinha, gasolina e diesel. Conforme dados divulgados pelo IBGE, cerca de 18% da população não tem condições de arcar com o elevado custo do gás de cozinha, fazendo com que muitas famílias recorram ao fogão a lenha.

Segundo os petroleiros, os preços praticados sobre o gás, gasolina e diesel não condizem com a realidade nacional, considerando que o Brasil é um dos maiores produtores de petróleo do mundo. A contradição se deve à política de reajuste de derivados vigente no país, que obriga a Petrobrás a acompanhar o preço internacional do barril do petróleo e a variação do dólar. Assim, uma das reivindicações dos grevistas é a alteração na forma de reajuste dos preços, de forma a possibilitar a comercialização do gás de cozinha a custo de produção nacional, mantendo o lucro da Petrobrás, das distribuidoras e revendedoras, além da arrecadação de impostos nos estados e municípios.

A greve, iniciada no dia 1° de fevereiro, é composta por trabalhadores e trabalhadoras da Petrobrás, integrantes dos sindicatos ligados à Federação Única dos Petroleiros (FUP), e já conta a adesão de mais de 21 mil petroleiros (64% do efetivo operacional), abrangendo 13 estados brasileiros e mais de 121 unidades do Sistema Petrobrás, fazendo desta a maior greve da categoria desde 1995.

O MAB manifestou apoio e solidariedade com a categoria petroleira por entender que defender a Petrobras é defender a soberania nacional e o Brasil.

(*) As informações são do setor de Comunicação do MAB.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora