Geral
|
3 de fevereiro de 2020
|
13:24

Cooperativa GiraSol abre Armazém com alimentos orgânicos e produtos da economia solidária

Por
Sul 21
[email protected]
Cooperativa GiraSol abre Armazém com alimentos orgânicos e produtos da economia solidária
Cooperativa GiraSol abre Armazém com alimentos orgânicos e produtos da economia solidária

Redação

A Cooperativa GiraSol inaugura em 5 de fevereiro, às 18 horas, em Porto Alegre, um espaço de comercialização dos produtos da agricultura familiar, reforma agrária e economia solidária. Trata-se do Armazém GiraSol, que abre suas portas na Avenida Venâncio Aires, 757, Bairro Santana. A abertura do armazém é fruto de um convênio entre a Cooperativa, a Fundação Banco do Brasil e a ONU Mulheres. O projeto “Mulheres Rurais em Rede: Agroecologia, Autonomia Econômica e Autogestão Solidária” contemplou outras cooperativas além da GiraSol, bem como outros empreendimentos da economia solidária que fazem parte da Rede de Economia Solidária e Feminista (RESF), uma rede nacional que fomenta a Ecosol em 11 estados do Brasil.

“Trabalhamos há alguns anos com as compras programadas pela internet, mas nossos parceiros, associados e clientes pediam por um espaço físico. Por isso, com a força da Rede Feminista, estamos abrindo esse espaço que vai oferecer alimentos para o bem viver”, explica o coordenador geral da Cooperativa GiraSol, André Mombach. “Queremos estimular o consumo sustentável em Porto Alegre e dar uma nova opção de alimentação saudável com preços justos à população da capital”.

Armazém funcionar na Avenida Venâncio Aires, de segunda a sábado. (Foto: Facebook/Reprodução)

Fundada em 2006, a Cooperativa GiraSol funcionou ativamente até agosto de 2011, sendo pioneira em comércio justo e consumo sustentável no Brasil. Depois disso, passou por um período de inatividade e foi refundada em 2016por antigos sócios, fundadores aliados e novos ativistas de diversos movimentos sociais.

Desde a sua retomada até o momento, a GiraSol funcionou por meio de compras programadas, com pedidos feitos pela página coopgirasol.com.br e entregues uma vez por semana, na sede da cooperativa, na rua José do Patrocínio, bairro Cidade Baixa. O e-commerce deve continuar, segundo Mombach, mas agora com mais agilidade e frequência.

Novo armazém

O novo armazém, que conta com projeto arquitetônico do escritório Mãos Arquitetura, Terra e Território, terá bebidas e alimentos orgânicos da agricultura familiar e reforma agrária. Haverá, ainda, um espaço com produtos de artesanato e confecção da economia solidária e feminista.

Para completar, o espaço contará com uma cafeteria com lanches e refeições saudáveis, além da promoção de atividades culturais, debates sobre temas da sociedade contemporânea, rodas de conversa e muito mais. “Vamos abrir um lugar aconchegante, para a boa convivência, que ofereça alimento para o corpo e para a alma”, afirma Tanara Lucas, coordenadora executiva do Projeto Mulheres Rurais em Rede: Agroecologia, Autonomia Econômica e Autogestão Solidária.

O Armazém GiraSol funcionará de segunda a sábado, das 9 às 19 horas.

SERVIÇO

O que: Inauguração do Armazém GiraSol
Quando: 5 de fevereiro, às 18 horas
Onde: Avenida Venâncio Aires, 757, Santana, Porto Alegre


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora