Últimas Notícias > Geral > Areazero
|
3 de fevereiro de 2020
|
00:53

Após vídeo de brasileiros em Wuhan, governo anuncia que fará plano de repatriação

Por
Sul 21
[email protected]
Após vídeo de brasileiros em Wuhan, governo anuncia que fará plano de repatriação
Após vídeo de brasileiros em Wuhan, governo anuncia que fará plano de repatriação
Em Wuhan, brasileiro fala no vídeo que pedia que o governo organizasse a repatriação. (Reprodução/Youtube)

Opera Mundi

Após a publicação, neste domingo (2/2), de um vídeo em que um grupo de brasileiros que estão na China pedia ajuda ao governo federal para retornar ao Brasil, o Ministério da Defesa e o Itamaraty anunciaram que adotarão medidas semelhantes às seguidas por países como Alemanha, Austrália, Coreia do Sul, Estados Unidos, Espanha, Filipinas, França, Índia e Japão para trazer os cidadãos brasileros que estão na região da epidemia do coronav´írus.

Esses países já retiraram cidadãos de regiões em que há a epidemia na China ou deram início aos procedimentos necessários para fazê-lo. A França, inclusive, realizou neste domingo o segundo voo de repatriação de cidadãos do país que estavam na área.

No vídeo, o grupo afirma que está disposto a passar por quarentena após chegar ao Brasil.

Até a divulgação do vídeo, o presidente Jair Bolsonaro deu diversas declarações indicando que o governo não trabalhava com a possibilidade de organizar um voo de repatriação. Na tarde deste domingo, no entanto, o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério da Defesa anunciaram que o governo brasileiro adotará todas as medidas necessárias para trazer de volta ao Brasil os cidadãos brasileiros que se encontram na província de Hubei, especificamente na cidade de Wuhan, na China, região de origem da epidemia do coronavírus.

Serão trazidos todos os brasileiros que se encontram naquela região e que manifestarem desejo de retornar ao Brasil.

Assim que chegarem ao Brasil, eles deverão ser submetidos a quarentena, de acordo com procedimentos internacionais, sob a orientação do Ministério da Saúde.

O Ministério da Defesa, por meio da Força Aérea Brasileira, trabalha na elaboração do plano de voo da aeronave, possivelmente fretada, que será enviada à China.

Duas brasileiras, que se encontravam em Wuhan e também possuíam nacionalidade portuguesa, já embarcaram em voo francês que transportou cidadãos da União Europeia. Elas farão quarentena em Portugal.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora