Geral
|
24 de janeiro de 2020
|
21:47

Estudantes denunciam possível erro no sistema de inscrições do Sisu; ministro nega

Por
Luís Gomes
[email protected]
Estudantes denunciam possível erro no sistema de inscrições do Sisu; ministro nega
Estudantes denunciam possível erro no sistema de inscrições do Sisu; ministro nega
Estudantes relatam que sistema não está realizando o descarte de segunda opção de estudantes com notas altas | Foto: Reprodução

Da Redação

Uma série de relatos de possíveis erros no sistema de inscrição do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do ensino superior fez com que a hashtag #erronosisu se tornasse a mais comentada no Twitter no final da tarde desta sexta-feira (24).

De acordo com os relatos, o sistema está contabilizando as duas opções selecionadas para estudantes com notas suficientes para ingressarem na primeira opção, o que faz com que as notas de corte para os demais estudantes sejam elevadas e acabe prejudicando o acesso dos interessados nesses cursos considerados como a segunda opção. O certo seria descartar a segunda opção quando o estudante tem nota suficiente para ser aprovado na primeira opção. Esse erro estaria ocorrendo desde a virada de quinta (23) para sexta-feira (24).

Com a elevação da nota de corte, muitos estudantes estariam sendo obrigados a alterar suas opções de curso — o que é permitido — para se enquadrarem em outros cursos com notas de corte mais baixas, o que seria desnecessário caso as notas estivessem sido computadas corretamente.

Confira alguns relatos:

A deputada federal Sâmia Bomfim também destacou a incidência de erros no Sisu.

Em vídeo divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), com a participação do ministro Abraham Weintraub, o coordenador nacional de Políticas de Educação Superior do MEC diz que não está ocorrendo nenhum problema no Sisu. Segundo ele, a nota que está aparecendo no sistema é apenas uma referência para a vaga e que tudo será compilado ao final do processo. “Não está tendo problema, nem erro no sistema. Tem muita gente maldosa que tem interesse em fazer terrorismo espalhando mentira”, diz o ministro no vídeo.

As inscrições para o Sisu vão até o dia 26. De acordo com o MEC, o sistema recebeu mais de 3 milhões de inscrições até esta sexta-feira (24). São oferecidas 237 mil vagas pelo programa.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora