Últimas Notícias > Geral > Areazero
|
19 de janeiro de 2020
|
11:30

Em carta ao Congresso, líderes indígenas reafirmam luta contra projeto ruralista

Por
Sul 21
[email protected]
Em carta ao Congresso, líderes indígenas reafirmam luta contra projeto ruralista
Em carta ao Congresso, líderes indígenas reafirmam luta contra projeto ruralista
Foto: Thiago Gomes / Fotos Públicas

Da Revista Fórum

Após o encerramento do Encontro dos Povos Mebengokrê, na última sexta-feira (17), os organizadores enviaram uma carta ao Congresso Nacional, assinada pelo Cacique Raoni Metuktire e outras 600 lideranças indígenas, quilombolas e ribeirinhas.

O evento, que aconteceu na Terra Indígena Capoto Jarina, às margens do rio Xingu, no Mato Grosso, terminou com um manifesto no qual os participantes expressam seu repúdio à exploração dos recursos naturais e da agricultura nas terras indígenas, e criticam a pauta sobre liberação das áreas para o cultivo agrícola, atualmente em discussão no Congresso.

Em um dos trechos da carta, os líderes indígenas afirmam: “Não aceitamos garimpo, mineração, agronegócio e arrendamento de nossas terras. Não aceitamos madeireiros, pescadores ilegais e hidrelétricas e outros empreendimentos que venham nos impactar de forma direta e irreversível. Repudiamos a perseguição e a tentativa de criminalização das nossas lideranças”.

Além da carta, o Encontro dos Povos Mebengokrê também marcou o relançamento da Aliança dos Povos da Floresta, que conta com a colaboração da ativista Ângela Mendes, filha do histórico líder seringueiro Chico Mendes.

A carta-manifesto do evento também diz que os povos se sentem ameaçados com a proposta do atual governo, mas que pretendem lutar mesmo assim pelos direitos previstos em lei.

Além disso, também reivindica o cumprimento das políticas públicas de proteção para os povos isolados, como um plano de educação diferenciada e a municipalização da saúde indígena.

Finalmente, termina afirmando “a certeza de que 2020 será um ano de muita luta, e convocamos todos os parentes e os parceiros dos povos indígenas no Brasil e no exterior para um ano de muitas mobilizações, onde devemos estar presentes com a força e a energia de nossos ancestrais em Brasília e nas ruas de todo o mundo”.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora