Geral
|
31 de janeiro de 2020
|
17:40

ADUFRGS lança campanha em defesa da Ciência e da Educação

Por
Sul 21
[email protected]
ADUFRGS lança campanha em defesa da Ciência e da Educação
ADUFRGS lança campanha em defesa da Ciência e da Educação

Portal Adverso

“A Ciência e a Educação são conquistas fundamentais do homem para a vida das pessoas, povos e nações. Estão presentes em tudo”, aponta a diretora de Comunicação da ADUFRGS, Sônia Mara Ogiba. “Mas, infelizmente, viraram alvo de muita desinformação. Por isso, resolvemos fazer uma ampla campanha com diferentes ações para mostrar como nossa vida cotidiana é resultado de muita pesquisa, de muito estudo”.

Segundo o presidente da ADUFRGS, Lúcio Vieira, a ideia do sindicato é disputar na sociedade a importância da Ciência e da Educação. “O momento político pede uma defesa forte da Ciência e da Educação, que sempre estiveram ligadas aos avanços, às conquistas que a humanidade produziu, e agora sofrem ataques sem precedentes baseados em inverdades, e patrocinados inclusive pelo governo”. Para isso, além de materiais e ações para o público em geral, Lúcio explica que a ADUFRGS vai buscar o engajamento dos associados na campanha, produzindo uma comunicação direcionada para a base. “Acreditamos que os docentes são nossos maiores aliados na defesa da Ciência e da Educação”.

A campanha começa nas redes sociais e avança em spots de rádio, entrevistas especiais para o Portal ADverso, cartazes nas unidades da base e debates sobre o tema. No dia 12 de fevereiro, às 14h, já acontece a primeira edição do Conversas na ADUFRGS com o tema Precisamos Falar sobre Ciência. Os convidados, de diferentes áreas do conhecimento, vão debater justamente a importância da pesquisa na vida da sociedade.

A pesquisadora Maria Luiza Saraiva Pereira (UFRGS) vai falar sobre o campo das ciências básicas na interface da genética e bioquímica. Ela atua nas áreas de bioquímica, biologia celular e molecular e genética molecular, com projetos de pesquisa abordando doenças hereditárias, análise molecular de variantes genômicas, identificação genética e fatores epigenéticos, com ênfase em neurogenética. A mediação vai ser do 2º Secretário e Diretor Social e Cultural, Søndre Schneck, que vai trazer o caso do coronavírus para dialogar com os expositores como exemplo.

Søndre é professor no Departamento de Enfermagem Materno-Infantil da Escola de Enfermagem da UFRGS, com experiência na área de Assistência a Gestação, ao Parto e Nascimento e Pós-Parto com ênfase em modelos de assistência que promovem o parto fisiológico com participação de parteiras com formação por entrada direta e enfermeiras obstétricas segundo os referenciais clínicos, culturais e sociais. Søndre atua na formação de profissionais para atenção a gestação, parto e pós-parto e em projetos de pesquisa na área, é membro do GT de Gênero da Abrasco e do Comitê Permanente da Confederação Internacional de Parteiras ICM.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora