Geral
|
13 de dezembro de 2019
|
18:03

Simpósio debaterá, em Porto Alegre, situação da saúde planetária

Por
Sul 21
[email protected]
Simpósio debaterá, em Porto Alegre, situação da saúde planetária
Simpósio debaterá, em Porto Alegre, situação da saúde planetária

Da Redação

A Gerência de Ensino e Pesquisa do Grupo Hospitalar Conceição (GEP/GHC), em conjunto com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), promoverá nos dias 16 e 17 de dezembro o III Simpósio de Saúde Planetária de Porto Alegre. O objetivo do evento é proporcionar à comunidade científica discussões sobre questões ambientais e de saúde que afetam a sociedade e os sistemas naturais em que vivemos. Os debates serão realizados no Centro Cultural da UFRGS, Salão Jacarandá, Campus Centro, em Porto Alegre (rua Eng. Luiz Englert, 333). As inscrições são gratuitas (acessar este endereço).

 As mudanças climáticas já estão prejudicando a saúde de crianças no mundo todo e deve determinar o bem-estar da próxima geração, a menos que o mundo cumpra as metas do Acordo de Paris de limitar o aquecimento abaixo de 2 °C, de acordo com o novo relatório publicado na The Lancet. Na programação do evento ocorrerá o lançamento das Recomendações Políticas versão brasileira do Lancet Countdown 2019 que aborda quatro áreas essenciais: vulnerabilidade a doenças transmitidas por mosquitos, carvão, poluição do ar e emissões dos setores da saúde.

O evento contará com a participação de diversos profissionais e comunidade. Com temas envolvendo a saúde planetária local e global como: Mineração de Carvão de Porto Alegre, Poluição do Ar, Imperativo Ético e mudanças climáticas , Mídia e Saúde Planetária, Formação dos profissionais da saúde entre outros.

O evento é apoiado por: WONCA Working Party on Environment, Pacto Alegre, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Universidade de Caxias do Sul, Southern Brazilian Planetary Health Club e Associação Gaúcha de Medicina de Família e Comunidade.

Confirma a programação do evento:

16 Dezembro

19h – Cerimônia de Abertura

19h30 – Apresentação musical – Profa. Marília Stein e grupo

19h45O que é Saúde Planetária? Por que Mudança Climática é uma emergência em saúde? – Vídeo mensagem da Dra. Courtney Howard, Médica Emergencista em Yellowknife, no subártico do Canadá.

20h – Saúde Planetária e Mudança Climática – um Imperativo Ético?
Coordenação: Sérgio Sirena – Médico de Família e Comunidade do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) e coordenador de Pesquisa da Gerência de Ensino e Pesquisa do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) e Professor da Universidade de Caxias do Sul. Palestrante: Jacqueline Ponzo – Médica de Família e Comunidade uruguaia e Presidente da Confederação Ibero-Americana de Medicina de Família, Região WONCA. Palestrante: Ana Marchesan – Promotora de Justiça no Estado do Rio Grande do Sul, com atuação na Promotoria Especializada do Meio Ambiente de Porto Alegre. Palestrante: Marcelo Mosmann – Advogado. Membro da Clínica de Justiça Ecológica, projeto de extensão vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

21h-21h30 Debate

21h30 Primeiro Prêmio de Saúde Planetária de Porto Alegre

17 de Dezembro

8h30 Mega Mineração de Carvão em Porto Alegre, um estudo de caso em Saúde Planetária.
Coordenação: Profa Olga Falceto Palestrante: Prof Rualdo Menegat – Professor do Departamento de Paleontologia e Estratigrafia do Instituto de Geociências da UFRGS, geólogo, Doutor em Ciências na área de Ecologia de Paisagem (UFRGS), Doutor Honoris Causa (UPAB, Peru). Assessor científico da National Geographic Brasil, membro da Cátedra da UNESCO/Unitwin, Palestrante: Prof Carlos Dora – Especialista em saúde global e políticas públicas, exCoordenador de Saúde e Meio ambiente da OMS, Genebra.

9h20 PAINEL Mega Mineração de Carvão na Grande Porto Alegre
Coordenação: Profa Olga Falceto Painelista: Carlos Augusto de Mello – Representante do Conselho Estadual de Saúde Painelista: Vitor Fernandes de Alencastro e Silva – Formando em Engenharia Civil pela UFRGS. Morador do assentamento Apolônio de Carvalho Painelista: Prof. Tarson Núñez – Historiador e professor do Programa de Pós Graduação em Planejamento Urbano e Regional – UFRGS Painelista: Ana Baisch – Professora titular de farmacologia da Universidade Federal do Rio Grande – FURG e Coordenadora do Centro Regional de Estudos, Prevenção e Recuperação de Dependentes Químicos – CENPRE – FURG.

10h-10h30 Intervalo com Intervenção Artística do Artista Hélio Roberto Oliveira da Silva

10h30h Só temos uma casa: Lançamento do Relatório de Mudanças Climáticas – Lancet Countdown Brasil 2019
Palestrante: Mayara Floss – residente de Medicina de Família e Comunidade no Grupo Hospitalar Conceição. Autora das Recomendações políticas para os Brasileiros do Lancet Countdown. Coordenadora/Idealizadora do curso EAD de saúde planetária do TelessaúdeRS

10h50 Projeto Porto Ar Alegre
Coordenação: Thiago Frank – Diretor-Geral da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Porto Alegre Palestrante: Prof Luiz Carlos Pinto – Engenheiro Civil PhD em Civil Engineering/Bridge Maintenance (Leeds University/UK, 1998). Professor Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Diretor da Escola de Engenharia (2012-2020), Palestrante: Profa Olga Falceto – Médica psiquiatra de famílias, crianças, adolescentes e adultos, pela Temple e Pennsylvania Universities e Psicoterapeuta sistêmica. Doutora em Clínica Médica, Docente Convidada do Dep de Psiquiatria da FAMED-UFRGS e coordenadora de ensino do Instituto da Família.

11h20 Debate das mesas Mega Mineração e Poluição do ar
Moderador: Thiago Frank – Diretor-Geral da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Porto Alegre

12h00 Almoço

14h PAINEL Ativismo e formação
Coordenação: Mayara Floss Palestrante: Southern Brazilian Planetary Health Club (SBPHC) Palestrante: Prof. Enrique Barros – Médico de família e professor da UCS. Presidente do GT Ambiental da Organização Mundial de Médicos de Família (WONCA).
Palestrante: Diogo Onofre de Souza – Professor da FAMED-UFRGS, pesquisador de bioquímica e coordenador da PPG de Educação em Ciências/UFRGS, membro titular da Academia Brasileira de Ciências, Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq 1A.

14h40 O Estudo de Caso de Salvador: Benefícios da ação climática para a saúde
Palestrante: Dra Nelzair Vianna – Pesquisadora em Saúde Pública da FIOCRUZ Bahia. Doutorado em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), especialista em Poluição do Ar e Saúde Humana pela USP e graduação em Farmácia e Bioquímica pela UFBA.

15h Lançamento do Curso EAD de saúde planetária do Telessaúde/RS
Coordenação: Prof Airton Stein Palestrante: Marcelo Gonçalves – Médico de família e comunidade, professor do Depto de Medicina Social da Faculdade de Medicina e professor do PPG Epidemiologia UFRGS. Chefe do Serviço de Atenção Primária à Saúde do HCPA e Vice coordenador do TelessaúdeRS. Palestrante: Carlos Augusto Ilgenfritz – Residente em Medicina de Família e Comunidade pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC) e coordenador/idealizador do Curso EAD de saúde planetária do TelessaúdeRS.

15h30 Debate painéis e palestras: Saúde Planetária e formação
Moderador: Enrique Barros

16h10-17h40 Intervalo

17h40 Saúde Planetária e Mídia
Coordenação: Mayara Floss Palestrante: Camila Vescovi – Médica de Família e Comunidade no Unimed Personal Vitória – ES, Professora de Saúde, Sociedade e Gestão na Faculdade Multivix, Coordenadora do Grupo de Trabalho de Saúde Planetária e membro da Associação Capixaba de MFC. Palestrante: Airton Stein – Professor titular de saúde coletiva da Ufcspa e médico de família e comunidade do Grupo Hospitalar Conceição Palestrante: Silvia Marcuzzo – Jornalista, pós-graduada em coordenação de grupos (SBDG), consultora e articuladora para ações de sustentabilidade socioambiental. Articuladora do coletivo POA INquieta Sustentável.

17h40- Debate Mídia e Saúde Planetária
Coordenação: Mayara Floss

18h20- Elaboração Carta de Porto Alegre e encerramento
Coordenação: Sergio Sirena Enrique Barros, Geraldo Jotz, Olga Falceto, Mayara Floss, Airtos Stein, Julio Baldisserotto


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora