Geral
|
3 de dezembro de 2019
|
18:46

RS suspende uso do agrotóxico 2,4-D até o fim do ano

Por
Sul 21
[email protected]
RS suspende uso do agrotóxico 2,4-D até o fim do ano
RS suspende uso do agrotóxico 2,4-D até o fim do ano
2,4-D é usado principalmente na plantação de soja | Foto: Camila Domingues/ Palácio Piratini

Da Redação

A Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural acatou recomendação do Ministério Público do Rio Grande do Sul e proibiu, até o dia 31 de dezembro, o uso do agrotóxico 2,4-D nas lavouras gaúchas. A decisão deve ser publicada no Diário Oficial desta quarta e pode ser prorrogada.

Confira o especial O Custo Oculto dos Agrotóxicos

Na reunião com o secretário Covatti Filho em que foi tomada a decisão, foram apresentados novos laudos indicando a presença do 2,4-D em 132 de 143 amostras verificadas, de 41 municípios do RS. A greve dos fiscais agropecuários, iniciada na última terça-feira (26), também foi apontada pelo secretário como motivação para suspender o uso do veneno.

Na recomendação emitida na semana passada, o MP alerta que o herbicida vem causando prejuízos a produções diversas, como uvas, azeitonas e maçãs e que falta conscientização por parte dos agricultores. O 2,4-D é usado principalmente na plantação de soja. O produto é usado no combate da buva, uma planta tida como “invasora”, que criou resistência ao glifosato.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora