Geral
|
6 de dezembro de 2019
|
16:53

Quilombo Flores recebe visita do Incra para realização de Relatório Antropológico

Por
Sul 21
[email protected]
Como encaminhamento da reunião, ficou agendada uma visita para a terceira semana de dezembro. Foto: Luiza Dorneles

Luiza Dorneles

Na tarde dessa quinta-feira (5), o Quilombo Flores, um dos sete quilombos urbanos de Porto Alegre, localizado no bairro Glória, recebeu três integrantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para tratar do processo de titulação do território. A visita ocorreu em função de uma ação civil pública proposta pelo Ministério Público Federal a qual exige que o Incra “desenvolva (com eficiência e celeridade) e conclua o procedimento administrativo de identificação, reconhecimento, delimitação, demarcação e titulação da área territorial referente à Comunidade Quilombola Família Flores da Silva”.

Leia também:
Primeiro quilombo urbano resiste prensado por um dos metros quadrados mais caros de Porto Alegre 
‘O governo federal endossa, então qualquer um acha que tem o direito de nos atacar’, diz líder quilombola

Como encaminhamento, ficou marcada para a terceira semana de dezembro uma visita para o início da elaboração do Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID), terceiro passo para a titulação de um território Quilombola após a abertura do processo e a certificação da Fundação Cultural Palmares (FCP). No encontro, Bethânia Zanatta, antropóloga do Incra responsável pela realização do RTID, comentou que a situação do Quilombo Flores “é urgente em função da expropriação do terreno” realizada em 2015 a mando da União Sul Brasileira de Educação e Ensino (USBEE), mantenedora do Colégio Marista Assunção, localizado atrás do quilombo.

Além de Bethânia, estiveram presentes na reunião os moradores do Quilombo Flores Geneci, Gerson, João Batista e Ana Paula, a também antropóloga do Incra Vanessa Santos, o ouvidor agrário do Incra Airton Teixeira, os advogados da Frente Quilombola RS Angelo Marcelo Curcio e Onir Araújo, a geógrafa Lara Bitencourt (NEGA/UFRGS) e o pai de santo Jaime.

Riacho Taquara, onde antigamente integrantes da família Flores lavavam as roupas dos brancos. Foto: Luiza Dorneles

O Quilombo Flores

A história do Quilombo Flores remonta aos antepassados do senhor Adão, escravizados fujões que encontraram, na mata fechada, um espaço para garantir sua autonomia e resistência à violência da escravidão. Quando foram descobertos pelo dono da casa grande, o proprietário concedeu a moradia desde que a família lavasse suas roupas no riacho Taquara, ao qual se tem acesso até hoje nos fundos do terreno. Nessa situação análoga à escravidão, característica de um quilombo urbano, os Flores construíram suas relações, sua família, e hoje seguem lutando por direitos básicos.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora