Geral
|
9 de dezembro de 2019
|
17:48

Painel de Especialistas apresentará dossiê indicando falhas no projeto Mina Guaíba

Por
Sul 21
[email protected]
Painel de Especialistas apresentará dossiê indicando falhas no projeto Mina Guaíba
Painel de Especialistas apresentará dossiê indicando falhas no projeto Mina Guaíba

Da Redação

O Comitê de Combate à Megamineração no Rio Grande do Sul (CCMRS), coletivo que congrega mais de 120 entidades, lança nesta terça-feira (10), às 18h30min, no auditório da Faculdade de Economia da UFRGS, o primeiro volume do dossiê Painel de Especialistas – Análise Crítica do Estudo de Impacto Ambiental da Mina Guaíba. A publicação reúne em mais de 200 páginas estudos de 37 pesquisadores de diversas instituições de ensino e pesquisa do Estado de áreas como Biologia, Saúde, Economia, Geologia, Sociologia, entre outras.

O dossiê pretende contrapor com dados científicos diversos pontos do Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) apresentados pela empresa Copelmi Mineração, expondo falhas, omissões e lacunas nos resultados divulgados, que comprovariam a impossibilidade da instalação da maior mina de carvão a céu aberto do Brasil, ao lado da Região Metropolitana de Porto Alegre. O evento é aberto ao público.

Divulgação

O material terá um número limitado de exemplares físicos, mas estará disponível para download na Internet.
A iniciativa gaúcha teve como inspiração o documento “Painel de Especialistas: Análise Crítica do Estudo de Impacto Ambiental do Aproveitamento Hidrelétrico de Belo Monte”, lançado em 2009 e que alertou sobre os sérios impactos da usina hidrelétrica, inaugurada em 2016 em Altamira, no Pará, contra a vontade da população, desalojando milhares de pessoas e que continua afetando seriamente o rio Xingu e toda biodiversidade local.

O CCMRS conta, em seu corpo técnico, com mais de 50 profissionais, entre professores, mestres, doutores e pós-doutores. Novos volumes envolvendo mais estudos e também outros projetos que ameaçam o interior do Estado estão sendo preparados. São mais de 5 mil requerimentos protocolados para pesquisa mineral no RS.

 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora