Geral
|
17 de dezembro de 2019
|
21:10

Céli Pinto recebe título de professora emérita da UFRGS

Por
Sul 21
[email protected]
Céli Pinto recebe título de professora emérita da UFRGS
Céli Pinto recebe título de professora emérita da UFRGS
Título foi entregue durante sessão solene do Conselho Universitário. (Foto: Secom/UFRGS)

Da Redação (*)

A professora Céli Pinto, docente aposentada do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, recebeu nesta terça-feira (17), o título de professora emérita da UFRGS. A entrega do título ocorreu durante sessão solene do Conselho Universitário. Céli Pinto definiu a sessão como “um dos momentos mais importantes e emocionantes que vivi nesta Universidade”. A professora emérita falou da importância de colegas, alunos e professores que marcaram sua trajetória e dedicou o título aos alunos e orientandos com os quais teve a oportunidade de conviver.

Céli Regina Jardim Pinto ingressou na Universidade como aluna de graduação em 1969, em plena ditadura militar. “Era uma época nada fácil, mas nós não nos calamos frente aos desmandos da ditadura. E, da mesma forma, agora também não nos calaremos”, disse. Mencionando o atual contexto do país, Céli afirmou que o momento é muito grave e que a Universidade e a própria democracia estão ameaçadas. “Tanto a ciência quanto a democracia precisam de liberdade para existir, são revolucionárias em suas essências e estão sempre querendo mais. Não há, porém, liberdade sem igualdade, assim como só há democracia entre iguais”.

Cláudia Wassermann, diretora do IFCH e oradora da sessão solene, apontou a  coragem de lutar pelo que pensa e de defender as convicções como uma das qualidades inerentes aos professores eméritos. “Céli sempre apresentou uma corajosa atividade como intelectual pública e nunca se isolou no mundo acadêmico”, disse. A vanguarda na introdução de autores nas discussões acadêmicas e a perspectiva feminista da professora também foram destacadas pela oradora.

O reitor da UFRGS Rui Oppermann ressaltou o papel de Céli Pinto na comissão que apresentou a proposta de implantação das Ações Afirmativas na Universidade, em 2006. “Como também fui integrante daquele grupo, lembro que foi um momento de muita luta e aprendizado”, declarou. Para ele, Céli foi capaz de criar as tensões necessárias para o trabalho seguir em frente e para a comissão ter êxito na implantação das Ações Afirmativas, o que ocorreu inclusive antes da Lei da Cotas.

Céli cursou a graduação em História (licenciatura e bacharelado) e o mestrado na UFRGS – este último concluído em 1979. No ano seguinte, partiu para a Inglaterra, para ser aluna de doutorado na University of Essex, onde defendeu a tese em 1986. Ingressou nos quadros da UFRGS como docente em 1981 e atuou até 2018 nos departamentos de História e Ciência Política. Exerceu vários papéis na Universidade: foi professora do PPG Ciência Política, uma das fundadoras do PPG História, diretora do IFCH. Sua atuação, porém, não ficou restrita à UFRGS: foi professora convidada na University of California (Ucla), nos Estados Unidos, e na Universidad de la República (Udelar), no Uruguai, proferiu inúmeras conferências em universidades do Brasil e do exterior. A professora emérita também exerceu cargos de representação na Fapergs, na Capes e no CNPq e integrou a Comissão Estadual da Verdade do Rio Grande do Sul entre 2012 e 2014. Atualmente, segue trabalhando como professora permanente do PPG História da UFRGS.

(*) As informações são do site da UFRGS


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora