Geral
|
2 de novembro de 2019
|
12:47

SENGE participa, em Goiás, do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Soberania Nacional

Por
Sul 21
[email protected]
SENGE participa, em Goiás, do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Soberania Nacional
SENGE participa, em Goiás, do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Soberania Nacional
Luiz Schreiner, diretor do SENGE/RS. (Foto: Divulgação)

Da Redação (*)

O diretor do Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul (SENGE), Luiz Schreiner, participou, quinta-feira (31), do lançamento estadual da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Soberania Nacional, realizado no Plenário da Assembleia Legislativa de Goiás. O assessor técnico da Frente Parlamentar em Defesa da Soberania Energética Nacional, Gerson Carrion, também participou do ato. A exemplo da iniciativa criada no Rio Grande do Sul, a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Soberania Nacional do estado de Goiás tem o objetivo de fortalecer as empresas públicas do setor energético e lutar contra a venda de empresas públicas estratégicas para a defesa da soberania nacional.

Luiz Schreiner defendeu a viabilidade econômica das empresas CEEE e CELG-GT, ameaçadas de privatização pelo governo Eduardo Leite (PSDB): “As empresas públicas do Grupo CEEE e a CELG-GT são viáveis e a sua capitalização através da obtenção dos recursos da CRC-3 só depende da aprovação do PL 308/2015, que tem o potencial de injetar um crédito de R$ 4 bilhões, oriundos do processo de desequalização tarifária iniciado no governo Itamar Franco, no qual foram injustiçadas as concessionárias CEEE (RS), CELG (GO), CESP (SP) e CEAL (AL)”, destacou.

A aprovação do PL 308/2015 depende da emissão de um parecer favorável pelo deputado relator Carlos Zarattini (PT/SP). Para tanto, Luiz Schreiner, Gerson Tertuliano, diretor do SENGE-GO, e Gerson Carrion apresentaram uma minuta de parecer favorável ao deputado relator, e aos deputados Rubens Otoni (PT/GO) titular na Comissão de Minas e Energia, e ao deputado Henrique Fontana (PT/RS). Como o projeto de lei tramitará em caráter terminativo, bastará a sua aprovação nas Comissões de Minas e Energia, Finanças e Administração, e na Comissão de Constituição e Justiça.

(*) Com informações do SENGE/RS.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora