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27 de novembro de 2019
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13:14

Santa Soja: campanha quer homenagear clássico do fotojornalismo e Reforma Agrária no RS

Por
Sul 21
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Santa Soja: campanha quer homenagear clássico do fotojornalismo e Reforma Agrária no RS
Santa Soja: campanha quer homenagear clássico do fotojornalismo e Reforma Agrária no RS

Da Redação

A edição de uma nova publicação em homenagem a um livro histórico no fotojornalismo gaúcho é o objetivo de uma campanha de financiamento coletivo que pretende resgatar um trabalho realizado em 1979. “Santa Soja” é considerado um marco na narrativa documental, na forma de um fotolivro, realizado há 40 anos pelos fotógrafos e fotógrafas da Agência Ponto de Vista.

 Na época, os autores Eneida Serrano, Genaro Joner, Jacqueline Joner, Luiz Abreu e o jornalista redator André Pereira faziam parte da Coojornal e juntaram-se para esta série de reportagens. Além deles, mais dois integrantes completavam a equipe da agência Ponto de Vista: o fotógrafo Raul Sanvicente, atualmente desembargador federal do trabalho no TRT4, e o já falecido Humberto Andreatta.

A narrativa visual que compõe o livro Santa Soja é resultado da reedição do conteúdo fotográfico produzido por essa equipe e publicado originalmente em reportagens para a revista Agricultura e Cooperativismo, da Fecotrigo, e para o jornal O Interior, do município de Carazinho.

No fotolivro, as fotografias foram organizadas em sequências temáticas com autonomia e protagonismo visual, separadas por textos que contribuem com informações objetivas a fim de complementar uma narrativa documental sobre o empobrecimento de famílias agricultoras durante a expansão do cultivo extensivo de soja e a simultânea diminuição das culturas de subsistência no Rio Grande do Sul.

Em 2019, quando se completam 40 anos do lançamento do Santa Soja, a campanha propõe um movimento colaborativo para lançar um novo livro, Santa Soja 40 anos, composto de quatro partes: 1) um fac-símile do livro original, para resgatar e dar permanência ao objeto de época; 2) um ensaio baseado na pesquisa desenvolvida durante o mestrado do jornalista e fotógrafo Eduardo Seidl (autor da iniciativa); 3) as entrevistas realizadas no âmbito da pesquisa com os cinco autores; e 4) uma seleção das fotografias originais com uma qualidade de tratamento e impressão contemporâneas para valorizar a minúcia técnica e estética que pautou um trabalho de inquestionável dimensão histórica como narrativa fotográfica e de registro do movimento pela reforma agrária no Brasil.

Para Eduardo Seidl, em um tempo de fraturas e confronto com a história, Santa Soja 40 anos significa, ao mesmo tempoinsurgência contra o esquecimento, memória e resistência.

Para apoiar a campanha, acesse o link abaixo e garanta o seu exemplar:

https://apoia.se/santasoja40anos

Para ajudar na divulgação da campanha, mais conteúdo disponível para compartilhar em:

https://www.facebook.com/eduardo.seidl.3

https://www.instagram.com/fototaxia/


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