Geral
|
16 de novembro de 2019
|
19:50

Petróleo que atinge litoral nordestino chega à Vitória, no Espírito Santo

Por
Sul 21
[email protected]
Fragmento de óleo encontrado em Vitória, no ES (Foto: Fabio Medeiros/ Projeto Pegada)

Da Revista Fórum

Fragmentos de petróleo foram recolhidos na praia de Camburi, em Vitória, na sexta-feira (15). É a primeira vez que a substância aparece na capital do Espírito Santo, mas outras praias do Norte do estado já foram atingidas no começo deste mês. O material foi encaminhado para análise da Marinha, mas há chances de ser o mesmo petróleo que contamina praias do Nordeste desde o final de agosto.

A presença de óleo no Espírito Santo já foi confirmada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em 13 praias dos municípios de São Mateus, Linhares, Conceição da Barra e Aracruz, todas cidades no Norte do estado.

Algumas regiões do estado sofrem sério risco com o vazamento de petróleo. Regência, em Linhares, por exemplo, é um dos principais pontos de desova de tartarugas do Brasil. Homens das Forças Armadas e equipes de limpeza da prefeitura retiraram quase 200 quilos do material nas praias da região, sendo que parte dele estava perto da foz do Rio Doce.

São Mateus, a menos de 100 quilômetros da divisa com a Bahia, foi o primeiro município capixaba a registrar o aparecimento do óleo. O rio Cricaré, que abastece também o município vizinho de Conceição da Barra, é uma das principais preocupações da prefeitura. Se for atingido, mais de 100 mil pessoas podem ficar sem água.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora