Geral
|
19 de novembro de 2019
|
15:30

Memorial resgatará história dos expurgos realizados na UFRGS durante a ditadura

Por
Sul 21
[email protected]
Reprodução

Da Redação

Um grupo de professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) criou um projeto de extensão, neste ano em que se completam 50 anos dos primeiros expurgos realizados na UFRGS, após o golpe civil-militar de 1964. O objetivo do projeto é homenagear os expurgados, que resistiram contra a ditadura, e promover uma reflexão­­ sobre os fatos ocorridos. O projeto intitulado “Memória: 50 anos dos expurgos da UFRGS” será lançado no dia 28 de novembro.

Neste dia, será inaugurado, no pátio do Campus Centro, entre a Faculdade de Educação e o Anexo III/PRAE, o Memorial, uma escultura de pedra, de Irineu Garcia, e um Jardim projetado pelos professores Paulo Brack e Sérgio Tomasini, em homenagem aos professores, técnicos e estudantes que foram expurgados entre 1964 e 1969.

O Centro Cultural da UFRGS abrigará as atividades relacionadas à Exposição de 18 aquarelas de autoria de José Carlos Freitas Lemos, professor da Faculdade de Arquitetura, que retratarão a história dos expurgos, e vídeos inéditos.

Atividades programadas para o dia 28 de novembro

14h – Inauguração do Memorial.

15h – Mesa de abertura da Exposição – Sala Ipê do Centro Cultural.

16h – Abertura da Exposição – Sala Pitangueira do Centro Cultural.

O período da Exposição´irá de 28 de novembro a 31 de dezembro de 2019.

 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora