Geral
|
16 de novembro de 2019
|
23:06

Grêmio Antifascista divulga carta aberta a Renato Gaúcho contra presença de Bolsonaro em jogo

Por
Sul 21
[email protected]
FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Da Redação

Em carta aberta divulgada na sexta-feira (15), o movimento Grêmio Antifascista responde a um suposto convite do técnico Renato Portaluppi, o Renato Gaúcho, para que Jair Bolsonaro assista a uma partida do Grêmio contra o Palmeiras, no próximo domingo (24), em São Paulo. No texto, que além de Renato cita o presidente Romildo Bolzan, os torcedores dizem que a presença de Bolsonaro em um jogo do Grêmio os “ofende profundamente” e pedem que ele “jamais se faça presente em qualquer evento que envolva” o time.

A carta ainda cita Everaldo, lateral-esquerdo do Grêmio morto tragicamente em acidente e que era negro, e Lupicínio Rodrigues, também negro e autor do hino do Grêmio, e afirma: “todo mundo sabe (mesmo que alguns não admitam) que Bolsonaro é racista”.

Outro trecho destaca medidas como a reforma da previdência e o número de desempregados no país: “Somos grande parcela do povo gremista que está tendo suas vidas diretamente prejudicadas por teu amigo Bolsonaro”.

Por fim, o movimento antifascista menciona a diversidade existente entre os torcedores do tricolor gaúcho e lembra ao técnico: “Tu não és maior que a instituição, quanto menos és maior do que nós, a multidão de torcedores gremistas (…). Somos a multiplicidade que faz com que o Grêmio exista. E é exatamente a multiplicidade do povo que o teu amigo Jair Bolsonaro odeia, oprime, subjuga e combate”.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora