Geral
|
16 de novembro de 2019
|
18:27

Encontro debate luta kaingang pela terra no Alto Uruguai do RS

Por
Sul 21
[email protected]

Da Redação

A luta do povo Kaingang pela terra, no Alto Uruguai, será tema de uma mesa-redonda, terça-feira (19), às 18h30min, na Biblioteca do Instituto de Psicologia, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Intitulada “Entre Memória, Território e Perseguição: A luta pela terra Kaingang no Alto Uruguai”, a mesa será composta por Billy Valdes (Coletivo Catarse), Clémentine Maréchal (doutoranda PPGAS/UFRGS/NIT – Coletivo Catarse), Gustavo Türck (Coletivo Catarse) e Iracema Gatén Nascimento (Liderança político-espiritual Kaingang, de Porto Alegre). O evento está sendo organizado pelo Núcleo de Antropologia das Sociedades Indígenas e Tradicionais, pelo Coletivo Catarse e pelo Programa de Educação Tutorial da Psicologia da UFRGS.

Um dos objetivos do evento é debater como os processos históricos que levaram à expropriação dos territórios dos Kaingang, à exploração do seu trabalho e à destruição da floresta, têm desequilibrado profundamente suas relações intersubjetivas, provocando feridas profundas no seu tecido social.

As retomadas Kaingang, que vêm ocorrendo nos últimos anos no Alto Uruguai representam, alem da luta pela terra, uma busca para restabelecer esse equilíbrio perdido.

Na roda de conversa, será apresentado o projeto: “Resistência Kaingang: Entre Memória, Território e Perseguição”. Esse projeto, a partir de uma articulação entre antropologia visual e história oral, busca dar visibilidade tanto à perseguição e criminalização da luta pela terra que os Kaingang vêm enfrentando há décadas no sul do país quanto aos horizontes decoloniais que se vislumbram nos processos políticos, sociais e econômicos liderados pelos Kaingang na atualidade.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora