Últimas Notícias > Geral > Areazero
|
19 de novembro de 2019
|
21:31

Cpers diz que 70% da categoria aderiu à greve e que 1,1 mil escolas registram paralisação

Por
Luís Gomes
[email protected]
Greve do Cpers foi aprovada em assembleia realizada no dia 14 de novembro | Foto: Giulia Cassol/Sul21

Da Redação

O Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (Cpers) divulgou no final da tarde desta terça-feira (19) um levantamento que estima em 70% da categoria a adesão à greve iniciada nesta segunda (18), com paralisações registradas em 1.176 escolas, de um total de cerca de 2,5 mil. “É um movimento crescente. Como muitas das escolas grevistas são as maiores de suas regiões, o percentual da categoria que cruzou os braços é seguramente mais elevado”, afirma a presidente Helenir Aguiar Schürer.

De acordo com o sindicato, 37 dos seus 42 núcleos responderam a um questionamento sobre a adesão à greve indicando que pelo menos 601 escolas estão completamente paralisadas e 575 registram adesão parcial, funcionando com um quadro reduzido de servidores. O levantamento ainda não compila os dados de paralisações nas regiões de Santana do Livramento, Ijuí, Taquara e Palmeira das Missões.

O Cpers diz que a adesão ainda deve aumentar, visto que diversas escolas ainda estão realizando reuniões internas para deliberar a participação no movimento.

Na segunda, a Secretaria de Educação (Seduc) divulgou um levantamento apontando que 208 escolas estaduais tiveram paralisação total e 252 paralisação parcial na segunda, de um total de 2.163 que responderam o contato. A pasta diz que o número de escolas paralisadas se manteve o mesmo nesta terça.

Uma nova assembleia do sindicato para definir os rumos da greve está marcada para a próxima terça-feira (26), às 13h30, na Praça da Matriz.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora