Últimas Notícias > Geral > Areazero
|
26 de novembro de 2019
|
20:08

Assembleia do Cpers termina em repressão da BM; presidente é agredida na cabeça

Por
Luís Gomes
[email protected]
Tropa de choque da Brigada Militar isola a entrada do Palácio Piratini após o episódio | Foto: Luiza Castro/Sul21

Luís Eduardo Gomes

A assembleia do Centro dos Professores do Estado do Rio Grande (Cpers), realizada na Praça da Matriz nesta terça-feira (26), terminou em repressão pela tropa de choque da Brigada Militar. O incidente ocorreu após os educadores aprovarem a continuidade do calendário de mobilização da greve iniciada no dia 18 e quando o comando de greve da categoria aguardava para ser recebido pelo secretário-chefe da Casa Civil, Otomar Vivian (PP).

Leia mais: 
Servidores públicos estaduais iniciam greve por tempo indeterminado no RS
CPERS critica novo plano de carreira: ‘Quer pagar o piso com os nossos direitos. É brincadeira’
‘A retirada de direitos para pagar o piso acaba com a finalidade de valorizar o professor’
Na Federasul, Leite diz que plano de carreira fez com que professores ‘chegassem nessa condição’

A assembleia começou por volta das 13h30, reunindo milhares de pessoas nos arredores do Palácio Piratini e da Praça da Matriz — segundo a direção do sindicato, entre 15 e 20 mil pessoas participaram. Tudo transcorreu normalmente, com a aprovação de uma série de atividades de mobilização para dar continuidade à greve da categoria, inclusive com a decisão de entregar um documento ao governo do Estado pedindo a retomada do diálogo e a retirada do pacote de reforma administrativa que faz mudanças no plano de carreira dos professores.

O problema ocorreu quando o governo se recusou a receber o documento dentro do Piratini, aceitando recebê-lo apenas na calçada. Neste momento, um grupo de pessoas que estava atrás do cordão de isolamento que separava o palácio da assembleia aparentemente ficou revoltado com a decisão e forçou a derrubada dos gradis e a entrada dentro da sede do governo. Rapidamente, policiais militares que estavam dentro do Piratini utilizaram spray de pimenta e distribuíram golpes de cassetete para conter o avanço. Entre os agredidos, estava a presidente do Cpers, Helenir Aguiar Schürer.

helenir agressão
Presidente do Cpers, Helenir Aguiar Schürer, foi uma das pessoas agredidas. Ela exibia um galo na cabeça após o incidente | Foto: Divulgação/Cpers

Ela subiu no caminhão de som e fez um breve pronunciamento relatando o episódio, pedindo calma aos educadores e que não dessem “motivos” para a repressão e para o governo encerrar o diálogo com a categoria. A presidente do Cpers exibia um galo na cabeça em decorrência do golpe. Logo em seguida, conversou brevemente com a reportagem. “Eu não sei [o que aconteceu]. Quando eu estava cumprimentando o chefe da Casa Civil [Otomar Vivian], eu vi que começou uma correria. Me empurraram e daí o choque me deu com o cassetete na cabeça”, disse a presidente após o episódio, acrescentando que iria para o Hospital de Pronto Socorro (HPS) para avaliar o ferimento. Ela ainda lamentou o episódio. “Alguém disse que deve ser alguém infiltrado, eu não sei o que aconteceu”.

Professor Rafael Quadros foi golpeado na cabeça | Foto: Luís Eduardo Gomes

Diversos educadores ficaram feridos pelos golpes e pelo gás de pimenta. O professor Rafael Quadros, de Porto Alegre e membro do comando de greve do Cpers, exibia dois cortes na cabeça e muito sangramento no rosto. “A gente estava para ser recebido, para entregar um documento. Nós estamos aqui em 15 mil pessoas, num ato gigantesco e queríamos ser recebidos de uma forma digna pelo governo. O chefe de gabinete falou que ia receber o comando na porta do Piratini, e a gente dialogou que queria ser recebido dentro de uma forma digna. Nesse momento, a gente tentou entrar e fomos recebidos a pauladas. Eu recebi uma coronhada na cabeça, sangrou bastante. Outras professores do comando também foram agredidas. Enfim, apanhamos como marginais quando a gente só queria ser recebidos de uma forma digna por esse governo autoritário, que passa a ideia de que é democrático e não é, não quer dialogar, não dialogou em nenhum momento sobre esse projeto. Hoje fez sangrar trabalhadores, pessoas que dão a vida pela educação pública, e fomos recebidos de uma forma cretina. A gente queria dialogar, porque ele fala tanto que é aberto ao diálogo, quando ele tem a oportunidade de dialogar num ato que mostra a força da categoria, ele nos trata como se fôssemos bandidos”, disse.

Toda a confusão durou pouco minutos. Depois de a porta ser fechada, um grupo de manifestantes ainda tentou jogar objetos na direção do palácio. Logo em seguida, um pelotão da tropa de choque da BM que estava nos arredores se posicionou diante do portão do Piratini e a direção do sindicato, do carro de som, pediu para que todo mundo se retirasse do local. A situação então normalizou-se. Um ato unificado com outros sindicatos, que estava marcado para as 16h, chegou a começar, mas foi interrompido por volta das 16h30 quando a chuva começou a cair sobre o Centro de Porto Alegre.

De acordo com o Cpers, pelo menos dez pessoas foram levadas ao HPS para receber atendimento, incluindo a presidente e outros dois membros da direção. Por volta das 20h, o sindicato informou que Rafael Quadros levou dois pontos na cabeça e que os demais educadores já haviam sido liberados. A presidente Helenir realizou uma tomografia e foi liberada para ficar em repouso.

No final da tarde, o governo do Estado publicou uma nota oficial em seu site em que “repudia publicamente a lamentável tentativa de invasão do Palácio Piratini”. A nota diz que o governo tinha se colocado à disposição para recepcionar uma comissão de representantes do sindicato quando “um grupo de manifestantes derrubou os gradis instalados em frente ao palácio e tentou invadir o local”. Segundo o comunicado, dois policiais ficaram feridos no episódio. “Atitudes como a verificada na tarde desta terça-feira não ajudam em nada a resolver os problemas do Estado e colocam em risco a integridade física das pessoas envolvidas. A reforma em curso não é contra ninguém”, diz a nota, que acrescenta ainda que o governo reitera a disposição em dialogar a respeito das medidas encaminhadas à Assembleia.

Grande mobilização de professores do interior

Antes da repressão, o que chamou a atenção na assembleia do Cpers desta terça foi a grande mobilização de educadores que vieram em dezenas de ônibus do interior do Estado. Como resultado, milhares de pessoas se reuniam não apenas diante do caminhão de som, colocado no estacionamento em frente ao Palácio, como na esplanada do Palácio Farroupilha, sede da Assembleia Legislativa, e por toda a extensão da Praça da Matriz.

Milhares de professores e funcionários de escolas tomaram os arredores da Praça da Matriz durante a assembleia do Cpers | Foto: Luiza Castro/Sul21

Muitos ônibus chegaram a Porto Alegre ainda no início da manhã, como foi o caso do que trouxe a aposentada Almirita Lopes da Silva, 67 anos. Ex-diretora de escola e ex-professora de Português, Espanhol e Literatura, ela diz que já participou de muitas greves desde o governo de Jair Soares, o primeiro depois do fim da ditadura, mas que nunca viu “tanto massacre” como no atual governo. Por isso, conta que, mesmo já quase não conseguindo enxergar, saiu “bem cedo” de casa, em São Jerônimo, na região sul do Estado, para “dar força aos colegas”.

“Eu trabalho desde 1970. Fui aposentada por último em 2015, como diretora, em Charqueadas. Participei de várias greves, várias mesmo, e nunca estivemos numa situação tão difícil quanto hoje. Nós professores, antigamente, éramos respeitados. Tínhamos nossa dignidade respeitada. Hoje, o que mais nos falta é o respeito. Eu acredito que esse governador não tem a dimensão da situação do magistério. Dizem que trabalhamos por vocação e eu não escondo isso, todo trabalho de professor é por vocação, mas nós somos gente, temos famílias, temos as nossas dívidas, precisamos receber o nosso ordenado dignamente e nem isso recebemos mais. É muito triste ver colegas que não têm dinheiro para comprar o pão de cada dia para os seus filhos. Sem falar daqueles [em contrato emergencial] que estão doente e se tiverem 15 dias de atestado são colocados na rua. Temos colegas com câncer que foram colocados na rua porque eram contratados”, diz Almirita.

Junto com ela, acompanhava a assembleia a professora Doris Peglow, 53 anos, que dá aulas de Educação Física em São Lourenço do Sul e já está prestes a se aposentar. Ela também avalia que os professores nunca sofreram um “ataque tão grande” como nessa proposta apresentada pelo governador Eduardo Leite. “Já se falou em mexer no plano de carreira várias vezes e em vários governos. O sindicato já se propôs a negociar, mas nunca se pensou em trazer um pacote tão maldoso. É um pacote que nos tira o direito ao piso salarial, nos diminui salário. Nós já estamos sofrendo há cinco anos sem reajustes e agora, além de não nos conceder no mínimo a inflação, ainda vem nos tirar direitos conquistados há muito anos. Então, é um massacre, não só aos professores, mas aos servidores em geral. Por isso que eu acho que a gente tem essa mobilização como eu nunca vi desde que entrei no Estado”, diz.

Almirita (esq.) e Dóris foram algumas das milhares de professoras que vieram do interior do Rio Grande do Sul para participar da assembleia na Praça da Matriz | Foto: Luís Eduardo Gomes/Sul21

Também aposentado, o professor Pedro César Araújo percorreu os quase 400 quilômetros que separam Tupanciretã da Praça da Matriz durante a madrugada e chegou à Capital às 7h. “É um ataque sem precedentes na história do Rio Grande do Sul o que o governo está fazendo. Nenhum governador até hoje atacou tanto a classe trabalhadora do RS. Não somos só nós, do Magistério, pega todos os servidores, sargentos da Brigada, todos são atingidos por esse pacote que o pessoal chama de ‘pacote de maldades’. E é maldade mesmo, porque pega até aposentados, professoras aposentadas”, avalia.

Mais jovem, há apenas oito anos no Estado, Tobias percorreu os quase 200 km de Fagundes Varela, na Serra gaúcha, até Porto Alegre durante a manhã para chegar à Praça da Matriz ao meio-dia. Ele conta que a sua escola, a Ângelo Mônaco, aderiu parcialmente à greve e ele estava ali com outra professora para representar os colegas. “O que nos trouxe até aqui foi o total repúdio ao pacote do governador Eduardo Leite, porque termina com o nosso plano de carreira e é um desmonte de qualquer perspectiva de melhora nos próximos anos. É um plano que vai nos afetar a longo prazo, quem já está na ativa e quem pretende entrar na educação pública”, diz.

Durante a assembleia, todas as falas de representantes da categoria foram no sentido de defender o fortalecimento da greve, tanto que a continuidade da paralisação sequer foi colocada em votação. A cada poucos minutos, irrompia a palavra de ordem “é greve, é greve, é greve, é greve, é greve”. A pauta aprovada prevê realização de “passeatas luminosas” em todas as cidades na próxima quinta-feira (28) como uma forma de “abraçar a escola pública”.

Para o dia 29, o Cpers prepara a realização da mostra pedagógica do sindicato mais uma vez na Praça da Matriz. Da mesma forma, foi aprovada a adesão a manifestações convocadas por outras categorias do funcionalismo estadual para a próxima semana e a realização de um ato, ainda sem data definida, em Pelotas, cidade do governador Leite.

A direção do sindicato também informou que entrou com um recurso na Justiça para tentar derrubar a decisão anunciada pelo governador na última sexta-feira (22) de cortar o ponto e descontar os salários dos professores que aderiram ao movimento.

Confira mais fotos:

Foto: Luiza Castro/Sul21
Foto: Luiza Castro/Sul21
Foto: Luiza Castro/Sul21
Foto: Luiza Castro/Sul21
Foto: Luiza Castro/Sul21
Foto: Luiza Castro/Sul21
Foto: Luiza Castro/Sul21
Foto: Luiza Castro/Sul21
Foto: Luiza Castro/Sul21

Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora