Geral
|
7 de outubro de 2019
|
12:00

Ranking: UFRGS é a 5ª melhor universidade do País; PUCRS é a 18ª

Por
Luís Gomes
[email protected]
Ranking: UFRGS é a 5ª melhor universidade do País; PUCRS é a 18ª
Ranking: UFRGS é a 5ª melhor universidade do País; PUCRS é a 18ª
UFRGS é a terceira melhor federal do País no ranking e a melhor gaúcha | Foto: Guilherme Santos/Sul21

Da Redação

O Ranking Universitário da Folha (RUF) aponta a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) como a quinta melhor universidade do País. Liderado pelas universidades estaduais paulistas Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o ranking traz universidades públicas nas 17 primeiras posições. A melhor universidades privada é a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

O RUF analisou todas as 197 universidades em atividade no Brasil de acordo com cinco critérios Ensino, Pesquisa, Mercado, Inovação e Internacionalização. A UFRGS foi considerada a terceira melhor universidade em ensino e pesquisa do Brasil, mas aparece apenas 12ª colocação em Mercado — critério que considera a empregabilidade dos estudantes segundo a opinião de empregadores –, 14ª em inovação e 10ª em internacionalização. A federal mais bem colocada na lista é a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 3º lugar, seguida pelo Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A segunda universidade gaúcha na lista é a PUCRS, que aparece em 18º lugar, e cuja melhor colocação está no quesito Inovação (9ª). A universidade também aparece bem posicionada em Internacionalização (14ª), Mercado (17ª) e Pesquisa (19ª). A segunda federal gaúcha da lista é a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que aparece na 21ª posição graças aos bons desempenhos em Ensino (15ª) e Pesquisa (18ª).

O RUF ainda coloca outras 10 universidades gaúchas entre as 100 melhores do País: UFPEL (32ª colocação), Unisinos (36ª), UCS (42ª), FURG (55ª), UFCSPA (61ª), Feevale (69ª), UPF (70ª), UCPEL (74ª), Ulbra (81ª) e Unipampa (83ª). Apenas o estado de São Paulo, com 19, tem mais universidades na lista.

Vale salientar ainda que as universidades gaúchas têm a desvantagem geográfica de localização no critério Mercado, que prioriza instituições dos estados do Sudeste e de Capitais. A já citada UFSM, por exemplo, está entre as 20 melhores em termos de Ensino e Pesquisa, mas apenas em 56º lugar em Mercado. Já a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), aparece na 189ª colocação em termos de Mercado, apesar de ser referência na área das ciências da saúde e estar nas posições 37 e 35 nos critérios Ensino e Pesquisa, respectivamente.

Confira o ranking completo.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora