Geral
|
10 de outubro de 2019
|
15:24

Projeto que proíbe fogos de artifício com ruído será votado dia 15 na Assembleia

Por
Sul 21
[email protected]
Projeto que proíbe fogos de artifício com ruído será votado dia 15 na Assembleia
Projeto que proíbe fogos de artifício com ruído será votado dia 15 na Assembleia
Deputada Luciana Genro | Foto: Fernanda Piccolo

Da Redação

A Assembleia Legislativa deve votar, no dia 15 de outubro, o Projeto de Lei 21/2019, da deputada estadual Luciana Genro (PSOL), que prevê a proibição de fogos de artifício com ruído no Rio Grande do Sul. O projeto já passou pelas comissões e está na ordem do dia para ser apreciado em plenário.

“O barulho de fogos destes artefatos causa muitos transtornos a pessoas portadoras de autismo, a crianças, idosos e também aos animais. Os espetáculos de luzes são lindos e devem seguir existindo, mas com fogos de artifício silenciosos, sem o ruído que tantos prejuízos causa”, defende Luciana Genro.

O projeto proíbe o manuseio, a utilização, a queima e a soltura de fogos de estampidos e de artifícios, assim como de quaisquer artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso no RS. A medida prevê multa de R$ 2 mil a R$ 10 mil a quem infringir a lei. Algumas cidades do Rio Grande do Sul já possuem lei municipal proibindo fogos com ruído, como Santa Maria e Pelotas. “A intenção é estender essa proibição a todo o Estado, contribuindo para o bem estar das pessoas com autismo, das crianças, dos idosos e dos animais”, afirma a autora do projeto.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora