Geral
|
7 de outubro de 2019
|
18:53

Porto Alegre sedia entre 9 e 12 de outubro 21º Congresso Brasileiro de Arquitetos

Por
Sul 21
[email protected]
Porto Alegre sedia entre 9 e 12 de outubro 21º Congresso Brasileiro de Arquitetos
Porto Alegre sedia entre 9 e 12 de outubro 21º Congresso Brasileiro de Arquitetos
Foto: Divulgação

Da Redação

Inicia nesta quarta-feira (9) com atividades até sábado (12), em Porto Alegre, o 21º Congresso Brasileiro de Arquitetos (CBA). A conferência de abertura contará com a presença de um dos principais nomes do urbanismo brasileiro, a arquiteta Ermínia Maricato, às 19h, no Auditório Araújo Viana, com entrada franca e retirada de senhas no local a partir das 16h. A programação da noite de abertura inicia com a apresentação da Orquestra Villa Lobos. Sob a regência da professora Cecília Silveira, a orquestra apresentará programa variado com obras de Heitor Villa-Lobos, Waldir Azevedo, Sérgio Sampaio, Ary Barroso e Paul McCartney.

O evento é promovido desde 1945 pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e nesta edição tem correalização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) e copromoção CAU/BR, e é uma atividade preparatória para o 27º Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2020RIO), que acontecerá em 2020 no Rio de Janeiro. “Vamos debater os espaços públicos ocupando os espaços públicos”, afirma o presidente do IAB-RS, Rafael Passos, anfitrião do evento. A ideia é fazer a sociedade ver o evento acontecendo, levando Arquitetura e Urbanismo para todos.

Promovendo o debate sobre Espaço e Democracia, o 21º CBA receberá convidados especiais, como os arquitetos e urbanistas Isay Weinfeld, Cláudio Acioly e Nabil Bonduki. A programação conta com conferências, grandes debates, sessões temáticas, sessões livres, oficinas, minicursos, apresentação de trabalhos, palestras, plenária e uma feira de arquitetura, que ocorrerá na Praça da Alfândega, coração da cidade. Os debates acontecerão em três eixos temáticos: Arquitetura, Cidade e Ambiente; Cultura e Memória; Formação e Fazer Profissional.

As atividades ocorrem em diversos espaços da cidade: Auditório Araújo Viana, Casa de Cultura Mario Quintana, Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, Centro Cultural da UFRGS, Memorial do Rio Grande do Sul, Multipalco Eva Sopher, Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Salão de Atos da UFRGS, Solar do IAB, Teatro Dante Barone, Praça da Alfândega, entre outros.

Uma programação cultural gratuita, com patrocínio da Sulgás e financiamento da Lei de Incentivo à Cultura – PróCultura RS – Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, será promovida entre os dias 10 e 12, com atrações teatrais e musicais, em um palco montado na Praça da Alfândega e no Largo Glênio Peres.

O 21º Congresso Brasileiro de Arquitetos destina-se a estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais, estudiosos e pesquisadores das diferentes áreas de conhecimento que são afins aos campos arquitetônico e urbanístico.

Acesse a programação completa aqui.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora