Geral
|
4 de outubro de 2019
|
15:08

PL propõe venda de ativos da CEEE para reequilíbrio econômico da companhia

Por
Sul 21
[email protected]
PL propõe venda de ativos da CEEE para reequilíbrio econômico da companhia
PL propõe venda de ativos da CEEE para reequilíbrio econômico da companhia
Assinatura do PL pelo deputado Eduardo Loureiro foi acompanhada pelo diretor do SENGE, Luiz Schreiner, e pelo assessor técnico da Frente Parlamentar em Defesa da Soberania Energética Nacional, Gerson Carrion. (Divulgação)

Da Redação (*)

O deputado Eduardo Loureiro (PDT) apresentou, quarta-feira (2), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o Projeto de Lei 436/2019 que autoriza a Empresa Pública CEEE-GT do Grupo CEEE a vender as suas participações em Sociedades de Propósitos Específicos (SPEs) e utilizar os recursos obtidos para aumento de capital na CEEE-D. Segundo o projeto, por meio da alienação total ou parcial  dessas participações será possível obter cerca de R$ 1,5 bilhões, para honrar o contrato de concessão pelo Acionista Majoritário com o aumento de capital da CEEE-D, fortalecendo financeiramente a empresa e recuperando a sua capacidade de investimento para melhoria contínua da qualidade dos seus serviços públicos essenciais de energia elétrica aos seus consumidores.

Segundo o proponente, o PL significa uma das alternativas prioritárias para recuperação plena da saúde econômica e financeira da CEEE e uma retomada do seu plano de investimentos assumido perante a União. A proposta autoriza a CEEE-GT a alienar sua participação acionária em 14 Sociedades de Propósito Específico (SPEs): Companhia Energética Rio das Antas – CERAN; Campos Novos Energia S.A – ENERCAN; Chapecoense Geração S.A; Jaguari Energética S.A – JESA; Transmissora de Energia Sul Brasil Ltda – TESB; Transmissora Sul Litorânea de Energia – TSLE; Empresa de Transmissão do Alto Uruguai – ETAU; Transmissora Porto Alegrense de Energia Ltda – TPAE; Fronteira Oeste Transmissora de Energia S.A – FOTE; Parques Eólicos Palmares S.A; Ventos do Sul Energia S.A; Ventos do Litoral Energia S.A; Ventos da Lagoa Energia S.A; Ventos dos Índios Energia S/A.

O PL também prevê que os dividendos gerados pela CEEE-GT nos exercícios sociais de 2019 a 2023 sejam reinvestidos na CEEE-D. Sem onerar, portanto, os cofres do Tesouro do Estado, seria possível cumprir com o aporte de capital necessário para o reequilíbrio econômico-financeiro da concessão, uma obrigação do Estado do RS que, como acionista controlador tem sido reiteradamente cobrado pela ANEEL. Assim, as empresas do Grupo CEEE serão mantidas públicas, economicamente equilibradas, e fortes na sua nobre missão de ofertar e garantir a infraestrutura energética necessária ao desenvolvimento sustentável do nosso Estado, defende o projeto.

Na terça-feira (1º), a assinatura do Projeto de Lei pelo deputado Eduardo Loureiro foi acompanhada pelo diretor do SENGE, Luiz Schreiner, e pelo assessor técnico da Frente Parlamentar em Defesa da Soberania Energética Nacional, Gerson Carrion, no gabinete do parlamentar (foto acima). Agora, o PL passará para apreciação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). E, como o antecessor PL 260, deve receber a aprovação da Comissão.

LEIA AQUI A ÍNTEGRA DO PL 436/2019

(*) Com informações do SENGE-RS.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora