Geral
|
9 de outubro de 2019
|
11:54

Audiência debate ameaça de extinção do EaD na rede pública gratuita

Por
Sul 21
[email protected]
Audiência debate ameaça de extinção do EaD na rede pública gratuita
Audiência debate ameaça de extinção do EaD na rede pública gratuita
Audiência proposta pelo deputado Zé Nunes (PT) debateu ameaça de extinção dessa modalidade de ensino na rede pública. (Foto: Divulgação/ALRS)

Da Redação (*)

A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul realizou, terça-feira (8), uma audiência pública para debater a situação da educação superior e técnica à distância ofertada pelas universidades federais e pelas vinculadas ao programa da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e da Rede E-TEC Brasil. Proposta pelo deputado estadual Zé Nunes (PT), a reunião debateu a crise de financiamento da educação e possíveis medidas para tentar reverter o quadro atual. “Infelizmente o caminho desta modalidade a nível federal parece ser a extinção”, lamentou o parlamentar.

O ensino à distância através da UAB e E-TEC está sob risco com a falta de investimentos do governo federal. Os 46 polos constituídos no interior do Estado, que contribuíram nos últimos anos para que milhares de estudantes pudessem acessar o ensino superior, estão ameaçados de extinção.  Segundo Zé Nunes, esses polos estão criados, e as universidades possuem os quesitos necessários, portanto, representam um baixo custo ao governo para formação superior e técnica. “Perder essa conquista significa fechar as portas para muitos jovens que terão seus sonhos e expectativas frustrados. Um país que sonha em ser desenvolvido, congelar recursos na educação é o maior atestado de atraso que pode acontecer”, criticou.

A E-TEC oferece curso médio técnico e UAB tem foco na graduação e especialização. São dois níveis distintos, mas ambos com metodologia à distância. As instituições federais são as responsáveis por levar o ensino à distância até a população, em milhares de municípios. Muitas vezes, é a única oportunidade para as comunidades mais distantes, sem acesso ao ensino superior.

A Universidade Aberta do Brasil

Os polos municipais UAB são estruturas acadêmicas mantidas em regime de colaboração por estados e municípios. Ao todo, 133 instituições compõem o UAB em todos os estados, com 777 polos de apoio presencial ativos, dos 928 que integram o sistema. Das 204 mil matrículas na Universidade Aberta do Brasil (UAB), 85% são ocupadas por professores da educação básica. O programa, que contribui na expansão e interiorização do ensino superior a distância no País, é desenvolvido em 777 polos, sendo que 582 estão em municípios com menos de 100 mil habitantes.

As instituições cadastradas no Sistema UAB no RS são Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul Rio-grandense (IFSUL), Universidade Federal e Pelotas (UFPEL), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O Rio Grande do Sul possui mais de 46 polos EAD de Ensino Superior, e mais de 30 de ensino técnico nível médio.

 E-TEC Brasil

O Programa E-TEC Brasil tem o objetivo de contribuir para a democratização, expansão e interiorização da oferta de ensino técnico de nível médio a distância, público e gratuito, especialmente para o interior do País e para a periferia das áreas metropolitanas e de grandes centros urbanos. “Quando o objetivo do ensino à distância for formar, há condições de se ter formação superior de muita qualidade. “A EAD chega em lugares que talvez estivessem quase inacessíveis uma educação superior de qualidade e pública”, defendeu Zé Nunes.

O chefe do departamento de educação a distância do IFSUL Pelotas, Antônio Oliveira trouxe dados atuais para mostrar a queda no ensino EaD na instituição. “Atualmente, temos a oferta de somente três cursos. Para se ter uma ideia: tínhamos, em média anual, em torno de 5.000 matrículas. Hoje, temos 600 matrículas. É uma disparidade muito grande”, concluiu, ressaltando que o IFSUL já formou mais de 23 mil estudantes.

O secretário de educação à distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Lovois de Andrade Miguel, apresentou dados alarmantes sobre a situação do polo UAB na universidade federal. “Nós tínhamos a previsão de lançar este ano em torno de 2.700 vagas em cursos de licenciatura, bacharelados e especializações. E nós conseguimos, efetivamente, colocar somente 600 vagas à disposição. Para 2020, não temos nenhuma perspectiva”, lamentou. O professor da UFRGS definiu essa modalidade de ensino a distância como transformador de realidades. “O EaD é importante para levar a educação para áreas mais afastadas, onde, se essa oportunidade não existisse, muitos seriam excluídos de qualquer chance de ter educação. Coloco-me também, contra esta dicotomia que coloca como inimigos o ensino presencial e a distância. O EaD veio para complementar, dar um novo caminho”.

“O esvaziamento no EaD é somente na rede pública gratuita”. Esta é a avaliação do professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Marcelo Freitas da Silva. “Na rede privada só cresce. Há um descaso cada vez maior do nosso governo com a educação brasileira. É meio ‘vamos privatizar o sistema. Antes eram nove mil alunos. Agora, são 1.600. No E-Tec, não há mais nenhum na universidade”, afirmou Silva.

A coordenadora do Polo UAB em Cachoeira do Sul, Joice Pinto da Silva, afirmou que a situação é alarmante. “Nosso polo é o terceiro maior do Estado. Tínhamos 17 cursos ofertados e, hoje, temos só sete. Já formamos mais de 2300 alunos, e hoje temos apenas 200 matriculados. Esta queda é preocupante”, observou.

(*) Com informações da Agência de Notícias da AL-RS.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora