Geral
|
24 de setembro de 2019
|
19:42

Sintrajufe inaugura exposição com charges e cartuns censurados em Porto Alegre

Por
Sul 21
[email protected]
Sintrajufe inaugura exposição com charges e cartuns censurados em Porto Alegre
Sintrajufe inaugura exposição com charges e cartuns censurados em Porto Alegre

Da Redação*

O Sindicato dos Trabalhadores no Judiciário Federal no Rio Grande do Sul (Sintrajufe/RS) inaugura nesta quarta-feira (25), a partir das 19h, a exposição “Independência em risco: resistência – Desenhos de humor”. O evento ocorrerá na galeria a céu aberto do Sintrajufe/RS (Rua Marcílio Dias, 660), em uma parceria com a Grafistas Gráficos Associados (Grafar), e contará com cópia em grande formato de 15 dos 36 trabalhos em charge e cartum expostos, originalmente, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. A mostra tem curadoria da jornalista e historiadora da arte Rosane Vargas e produção do chargista e produtor gráfico Leandro Dóro, ambos funcionários do sindicato.

A exposição “O riso é risco: Independência em risco – Desenhos de humor” foi inaugurada no dia 2 de setembro, na Câmara de Vereadores, e fechada no dia seguinte, por determinação da presidente da Casa, vereadora Mônica Leal. Ela atendeu a solicitação do vereador Valter Nagelstein (MDB), segundo o qual algumas obras possuíam “teor ofensivo” contra o presidente Jair Bolsonaro (PSL). A censura teve grande repercussão. Mesmo depois de determinação judicial para que a mostra voltasse à Câmara, o que acabou ocorrendo, foi definida uma estratégia de fazer com que os trabalhos chegassem a um número ainda maior de pessoas. Como resultado, houve uma multiplicação de “Independência em risco” em vários lugares, não apenas no Rio Grande do Sul.

Somando-se a essa ideia, o Sintrajufe/RS passa, também, a ser um espaço para que chargistas e cartunistas exponham os trabalhos. Segundo o diretor Paulo Oliveira, em um momento em que a classe trabalhadora perde direitos, “é simbólico um sindicato de trabalhadores receber uma exposição que foi censurada por um ato de um gestor público, que é a presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre”. Para o dirigente, é preciso repudiar a censura e “estar muito atento, porque estamos vendo inúmeros ataques à liberdade de expressão, que precisa ser assegurada”.

*As informações são do Sintrajufe-RS.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora