Geral
|
7 de setembro de 2019
|
16:41

Seminário tratará sobre resíduos sólidos, água e energias renováveis

Por
Sul 21
[email protected]

Da Redação

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) possui instrumentos importantes para o avanço relacionado aos atuais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo dos resíduos sólidos de forma inadequada. Porém, o Brasil ainda possui em torno de 3 mil lixões funcionando em 1.600 cidades, segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais – Abrelpe). Pela legislação, todos os lixões do Brasil deveriam ter sido fechados até 2014, mas isso não aconteceu.  Para contribuir com soluções para estas questões será realizado no dia 12 de setembro, das 8h às 18h, em Porto Alegre, mais uma edição do Seminário Cidade Bem Tratada.

Além de falar sobre o papel do poder público, o evento vai mostrar alternativas simples para que cada indivíduo ou empresa possa contribuir de forma efetiva na direção da logística reversa, do consumo sustentável, entre outros, e fazer a diferença para a sociedade. O seminário dará alguns exemplos de como isso pode ser feito, não utilizando copos descartáveis, tendo feito o plantio de árvores para mitigar as viagens de avião de alguns palestrantes e ser ponto de coleta de lâmpadas fluorescentes e resíduos eletrônicos.

Na pauta estão os desafios de uma sociedade que ainda não consome de forma sustentável e que dia a dia danifica a área ambiental que hoje passa por uma crise. O evento colocará na mesa de debates os cenários, convergências, a comunicação e os desafios da sociedade de risco, costurando com especialistas os temas: resíduos sólidos, água e energias renováveis. Assim será o seminário, que acontece em 12 de setembro, no Ministério Público do Rio Grande do Sul, Rua Aureliano de Figueiredo Pinto, no 80, em Porto Alegre. Os interessados podem fazer a sua inscrição totalmente gratuita, com direito a certificado pelo link: http://www.cidadebemtratada.com.br/novo/inscricoes O evento é realizado pela Fundação Mata Atlântica e Ecossistemas.

No dia 13 de setembro, na programação extra, acontecerá a intervenção urbana: Seminário na Cidade – ‘Observando as águas do Guaíba’. Será uma tarde com ações educativas sobre a importância do monitoramento para a participação social e a tomada de decisão em prol da melhor qualidade de nossas águas. Às 14h será feira uma coleta e análise da água do Guaíba – Observando Rios/SOS Mata Atlântica. Após, às 15h, Educação Ambiental alinhada aos ODS – Educredi e Apoena Socioambiental (Jogo Antropolixo e Jogo Trilha dos ODS) – público infantil – Parceria Escola ACM e CEVS e uma roda de conversa com Dra. Cláudia Barros (Faculdade de Agronomia/UFRGS) e Dra. Maria Rossi, (SEMA/DF) sobre a contaminação das águas por metais pesados provenientes de atividades urbanas e da agroindústria (público adulto). O encerramento é às 16h.

O Seminário Cidade Bem Tratada conta com o patrocínio do Grupo Zaffari, Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos – CRVR, Companhia Riograndense de Saneamento – Corsan, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, Associação Brasileira das Indústrias de Vidro – Abividro, Tampinha Legal, Fundo de Desenvolvimento Social da Sicredi União Metropolitana RS e Sindiatacadistas. O Apoio institucional é do Ministério Público do RS e Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul – Famurs.

A programação completa do evento pode ser vista aqui.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora