Geral
|
9 de setembro de 2019
|
21:20

MPF ajuíza ação para anular nomeação de ruralista no Parque Nacional da Lagoa do Peixe

Por
Sul 21
[email protected]
MPF ajuíza ação para anular nomeação de ruralista no Parque Nacional da Lagoa do Peixe
MPF ajuíza ação para anular nomeação de ruralista no Parque Nacional da Lagoa do Peixe
Cerca de 300 espécies de aves locais e migratórias dependem da região para seu ciclo vital, como o flamingo. (Roteiro Lagoa do Peixe / Divulgação)

Da Redação (*)

O Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul ajuizou uma ação civil pública, com pedido liminar, para anular a Portaria nº 328/2019, do Presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que nomeou Maira Santos de Souza para exercer o cargo de chefe do Parque Nacional da Lagoa do Peixe. Para o MPF, a nomeação é ilegal, uma vez que a pessoa indicada não possui a experiência e a qualificação técnica compatível com as atribuições do cargo, desrespeitando os princípios constitucionais da legalidade e da eficiência.

Na avaliação do MPF, mesmo em se tratando de cargo de confiança, de livre nomeação e exoneração pela autoridade competente, a partir da vigência do Decreto 9.727/19, devem ser observadas regras específicas para a contratação de profissionais para ocuparem cargos comissionados no Executivo Federal, como o perfil profissional do postulante, que deve ser compatível com as atribuições do cargo.

O MPF questionou também o currículo encaminhado por Maira Santos de Souza, filha de produtores rurais da região: “A alegada prática profissional na Fazenda AS PS visando à produção de arroz irrigado e soja não é atividade correlata às áreas de atuação do órgão ICMbio ou relacionada às atribuições e às competências do cargo para o qual foi nomeada”.

Ainda de acordo com o MPF, a nomeada não comprovou experiência profissional de, no mínimo, dois anos em atividades correlatas às áreas de atuação do órgão ou entidade (ICMBio) ou em áreas relacionadas às atribuições e às competências do cargo ou da função.

O Parque Nacional da Lagoa do Peixe é uma unidade de conservação ambiental (integral) de áreas úmidas, instituída pela União, localizada no sul do Estado do Rio Grande do Sul, abrangendo áreas dos municípios de Mostardas e Tavares. O Parque foi criado pelo Decreto 93.546, de 6 de novembro de 1986, para proteger amostra dos ecossistemas litorâneos da região da Lagoa do Peixe e, particularmente, as cerca de 300 espécies de aves locais e migratórias que dela dependem para seu ciclo vital, como o flamingo. É considerado um dos mais importantes refúgios de aves migratórias da América do Sul, além de habitat de inúmeras espécies aquáticas.

(*) Com informações do Ministério Público Federal.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora