Geral
|
9 de setembro de 2019
|
19:03

Estudantes ocupam reitoria da UFFS em Chapecó. Professores aprovam estado de greve

Por
Sul 21
[email protected]
Estudantes ocupam reitoria da UFFS em Chapecó. Professores aprovam estado de greve
Estudantes ocupam reitoria da UFFS em Chapecó. Professores aprovam estado de greve
Estudantes ocuparam prédio da Reitoria da UFFS, dia 30 de agosto. (Foto: Pedro Pinheiro)

Da Redação (*)

No dia 30 de agosto, o presidente Jair Bolsonaro assinou decreto nomeando Marcelo Recktenvald para a reitoria da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), pelos próximos 4 anos. Marcelo Recktenvald e seu vice, Gismael Perin, participaram do processo eleitoral de consulta à comunidade acadêmica para o cargo de reitoria da UFFS, ficando em 3º lugar na contagem dos votos e fora, portanto, do segundo turno de votação.

A decisão do Ministério da Educação (MEC) e de Bolsonaro em indicar para a reitoria da UFFS uma pessoa que não foi escolhida pelo voto da maioria, provocou o protesto da maioria da comunidade universitária que caracterizou a medida como intervenção, ferindo a democracia e o princípio da autonomia universitária, garantida pelo Artigo 207 da Constituição Federal de 1988.  O vencedor no processo eleitoral e o mais votado dentre os três nomes enviados ao MEC para escolha do novo reitor, foi o professor Anderson Ribeiro.

Desde o anúncio da nomeação do interventor Marcelo Recktenvald, a comunidade acadêmica da UFFS iniciou um processo de mobilização para denunciar essa decisão. Em Erechim, foi criado o Movimento em Defesa da Democracia, Educação Pública e Direitos Sociais, que une estudantes, técnicos, professores e comunidade regional.

Nos campi de Chapecó e Erechim, diversos cursos estão com as aulas paralisadas. Em assembleia dos professores realizada no último dia 6 de setembro, com participação dos 6 campi da UFFS, foi deliberado estado de greve.

Em Chapecó, os estudantes ocuparam o prédio da Reitoria, dia 30 de agosto, em forma de protesto. O interventor Marcelo entrou com pedido de reintegração de posse do prédio da reitoria, Nesta terça (10), será realizada uma audiência entre os ocupantes e o reitor nomeado por Bolsonaro.

(*) Com informações do MAB-RS.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora