Geral
|
6 de setembro de 2019
|
18:56

Crivella manda censores à Bienal do Livro para caçar gibi dos Vingadores com personagens gays

Por
Sul 21
[email protected]
Crivella manda censores à Bienal do Livro para caçar gibi dos Vingadores com personagens gays
Crivella manda censores à Bienal do Livro para caçar gibi dos Vingadores com personagens gays

 

A censura imposta pelo prefeito, no entanto, estimulou as vendas e todos os exemplares da HQ da Marvel. Foto: Divulgação

Da Revista Fórum

Contrariado por não ter a ordem de censura obedecida, o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB) enviou fiscais à Bienal do Livro no início da tarde desta sexta-feira (6) para atuarem como censores, sob as ordens do secretário municipal de Ordem Pública, o coronel Wolney Dias, que é ex-comandante da Polícia Militar.

Dias disse que o objetivo da visita era verificar a denúncia de que livros impróprios para menores de idade estão sendo vendidos na Bienal. “Não é censura. Estamos cumprindo uma recomendação da Procuradoria Geral do Município”, disse, esquivando-se das ordens emanadas por Crivella.

No entanto, os censores de Crivella terão dificuldades de encontrar a HQ da Marvel, “Vingadores, a cruzada das crianças”. A censura imposta pelo prefeito estimulou as vendas e todos os exemplares que estavam à venda em diferentes estandes se esgotaram em pouco mais de meia hora, na manhã desta sexta-feira (6).

Em nota, a direção da Bienal já havia dito que não iria retirar os livros e que daria voz “a todos os públicos, sem distinção, como uma democracia deve ser”.

“Este é um festival plural, onde todos são bem-vindos e estão representados. Inclusive, no próximo fim de semana, a Bienal do Livro terá três painéis para debater a literatura Trans e LGBTQA+. A direção do festival entende que, caso um visitante adquira uma obra que não o agrade, ele tem todo o direito de solicitar a troca do produto, como prevê o Código de Defesa do Consumidor”, acrescenta a nota.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora