Geral
|
21 de setembro de 2019
|
13:00

Até quando? Agatha Félix, 8 anos, morre baleada pela PM no Rio

Por
Luís Gomes
[email protected]
Agatha Félix tinha 8 anos e voltava para casa em uma kombi | Foto: Arquivo Pessoal/Reprodução

Da Redação*

Agatha Vitória Sales Félix, 8 anos, voltava para a casa por volta das 21h30 de sexta-feira (20) quando kombi em que estava com a família foi alvejada por tiros no Complexo do Alemão no Rio de Janeiro. A menina foi baleadas nas costas, chegou a ser socorrida para um hospital, mas morreu na madrugada de sábado após ser levada ao centro cirúrgico. O relato de moradores é de que os disparos partiram de policiais militares que abriram fogo contra um motociclista que passava pelo local e consideraram suspeito.

“Quem tem que dar informações é quem deu o tiro nela. Matou uma inocente, uma garota inteligente, estudiosa, obediente, de futuro. Cadê o policiais que fizeram isso? A voz deles é a arma. Não é a família do governador ou do prefeito ou dos policiais que estão chorando, é a minha. Amanhã eles vão pedir desculpas, mas isso não vai trazer minha neta de volta”, disse Ailton Félix, avô materno da menina, ao jornal Extra.

Em nota, a Polícia Militar do Rio de Janeiro afirmou que, por volta das 22h de sexta, policiais militares baseados na esquina das ruas Antônio Austragésilo e Nossa Senhora foram “atacados de várias localidades da comunidade de forma simultânea” e revidaram a agressão. A nota diz que, após o confronto, os policiais não encontraram feridos, mas foram informados que um morador fico ferido. “Uma equipe da UPP se deslocou até o Hospital Getúlio Vargas e confirmou a entrada de uma criança de 8 anos ferida por disparo de arma de fogo”, diz a nota. A PM do Rio diz que irá abrir uma investigação para apurar as circunstâncias da ação.

A morte de Agatha revoltou moradores da região, que organizam um protesto na manhã desta sábado contra a ação policial que resultou na morte da menina. O episódio também gerou revolta das redes sociais. Pela manhã, o termo #ACulpaÉdoWitzel, em referência à política ostensiva de segurança do atual governador do Rio de Janeiro, era o mais comentado no Twitter no Brasil.

*Com informações do Jornal Extra


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora