Geral
|
23 de setembro de 2019
|
14:23

ADUFRGS debate impacto das IFES no RS e municípios gaúchos

Por
Sul 21
[email protected]
Debate ocorrerá no auditório da ADUFRS. Foto: Guilherme Santos/Sul21

Da Redação (*)

A ADUFRGS-Sindical e o Movimento em Defesa da Educação promovem, nesta terça-feira (24), às 16 horas, uma mesa para debater “Universidade e Projeto de Nação”. O evento será na sede do sindicato (Rua Barão do Amazonas, 1581) e pretende analisar a situação das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e sua importância para o desenvolvimento do estado e dos municípios gaúchos. A ADUFRGS convidou reitores, secretários de Estado e do município de Porto Alegre, Famurs, Undime, OAB, TCE, Fapergs, Assembleia Legislativa, Conselho Estadual de Educação,fóruns de educação, movimentos da sociedade civil e outros agentes públicos.

A razão principal que motivou a entidade a organizar esse debate é o fato de que as universidades e institutos federais atravessam um período de crise, motivada pela política de congelamento de investimentos, cortes de recursos e bolsas e ataques à autonomia universitária por parte do governo Bolsonaro. Além disso, a proposta do Future-se, apresentada pelo governo federal, aparece como mais uma ameaça: prevê a entrega da administração das instituições para Organizações Sociais de capital privado, ferindo frontalmente o princípio da autonomia universitária.

Ao todo, as universidades e institutos federais presentes no Rio Grande do Sul (UFRGS, UFCSPA, UFPel, UFSM, Unipampa, FURG, Universidade da Fronteira Sul, IFRS, IFSul e IF Farroupilha) estão espalhadas por mais de 50 municípios gaúchos. Os impactos sociais e econômicos da presença de um campus nos municípios e sua importância para o desenvolvimento do estado se torna fundamental neste período crítico, assinala a ADUFRGS.

(*) Com informações da ADUFRGS-Sindical.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora