Geral
|
24 de agosto de 2019
|
20:45

Milhares participam de ato em defesa da Amazônia em Porto Alegre

Por
Luís Gomes
[email protected]
Ato contra política ambiental de Bolsonaro e em defesa da Amazônia reuniu milhares de pessoas na Redenção, em Porto Alegre | Foto: Samir Oliveira

Da Redação 

Milhares de pessoas participaram na tarde deste sábado (24), em Porto Alegre, de um ato contra a política ambiental do governo de Jair Bolsonaro (PSL) e do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles (Novo). Convocado por movimentos sociais, a manifestação faz parte de uma série de atos realizados desde ontem em diversas cidades do País e do mundo como resposta às queimadas registradas nas últimas semanas na região amazônica e que vêm provocando reações e críticas de ambientalistas e de autoridades de outros países contra a política ambiental do governo Jair Bolsonaro (PSL).

Leia mais: 
‘Basta um sinal político vindo do poder público para disparar uma onda de desmatamento’

No início da noite de sexta (23), dois grandes atos reuniram dezenas de milhares de pessoas em São Paulo e no Rio de Janeiro. No mesmo dia, embaixadas brasileiras em Londres (Reino Unido), Madri (Espanha), Berlim (Alemanha) e no Consulado Brasileiro em Genebra (Suíça) foram tomadas por manifestantes pedindo alguma atitude para salvar a Amazônia.

Neste sábado, em Porto Alegre, a concentração para o ato começou por volta das 15h, sob os arcos do Parque da Redenção. Diversos cartazes pediam a saída do ministro Salles e a proteção da Amazônia, bem como denunciavam o “ecocídio” e os desmonte das políticas de preservação ambiental pelo governo Bolsonaro. Posteriormente, os manifestantes iniciaram uma caminhada que contornou o parque, passando pelas avenidas João Pessoa e Osvaldo Aranha, retornando à Redenção para ser finalizada.

Também estavam programados atos em Belo Horizonte, Manaus, Ribeirão Preto, São Carlos, Natal e Porto Velho para este sábado, além de outras cidades. Novos atos deverão acontecer também no domingo.

| Foto: Samir Oliveira
| Foto: Samir Oliveira
| Foto: Samir Oliveira
| Foto: Samir Oliveira

Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora