Geral
|
19 de agosto de 2019
|
17:36

Inscrições para o Vestibular 2020 da UFRGS começam nesta segunda (19)

Por
Sul 21
[email protected]
Inscrições para o Vestibular 2020 da UFRGS começam nesta segunda (19)
Inscrições para o Vestibular 2020 da UFRGS começam nesta segunda (19)
Prazo para inscrições vai até 16 de setembro. Foto: Guilherme Santos/Sul21

Da Redação*

Inicia nesta segunda-feira (19) o período de inscrições para o vestibular de 2020 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que acontecerá nos dias 23, 24 e 30 de novembro e em 1º de dezembro. Ao todo, serão ofertadas 3.980 vagas em 90 opções de cursos de graduação.

As inscrições, que acontecem até o dia 16 de setembro, devem ser realizadas no site www.vestibular.ufrgs.br. Além de dados pessoais, os candidatos também devem informar na inscrição a opção de curso e o local de preferência de realização das provas – que são aplicadas nas cidades de Porto Alegre, Bento Gonçalves e Imbé/Tramandaí.

O candidato também precisa informar na inscrição a opção de modalidade de ingresso e qual o idioma para a prova de língua estrangeira, devendo escolher entre alemão, espanhol, francês, inglês e italiano. A inscrição também exige que haja o preenchimento de questionário sobre o perfil do candidato. No caso de serem sabatistas, os candidatos devem marcar a opção de horário diferenciado.

Após o preenchimento de todos os dados é gerado o boleto no valor de R$ 145,00, que pode ser pago até 17 de setembro. Se o candidato tiver obtido o direito à isenção do valor da inscrição, o sistema buscará automaticamente pelo CPF do candidato, permitindo a utilização do benefício.

Os inscritos que necessitarem de atendimento especial, como prova em Braille ou ampliada, intérprete de Libras, uso de medicamentos ou equipamentos médicos, ou em casos de déficit de atenção, devem fazer a solicitação à Comissão Permanente de Seleção (COPERSE) após a confirmação da inscrição, que ocorre com o pagamento do boleto. De acordo com a UFRGS, o pedido de atendimento especial deve ser feito em um formulário específico, disponível no site da Universidade, até 23 de setembro, juntamente com a documentação que comprove a necessidade.

Segundo a UFRGS, é necessário que os os vestibulandos leiam o Edital e o Manual do Candidato antes de realizarem a inscrição. A Universidade reforça também que os candidatos devem ter atenção especial à modalidade para a qual irão se inscrever, já que cada uma requer comprovação específica – étnico-racial, renda, pessoa com deficiência – que deverá ser feita no momento da matrícula. Clique para consultar o edital!

Confira as principais datas do Vestibular da UFRGS:

19/8 Início das inscrições e disponibilização do Manual do Candidato
16/9 Prazo final para as inscrições
17/9 Limite para pagamento do boleto de inscrição
23/9 Prazo final para solicitação de atendimento diferenciado
29/9 Início das provas de habilitação específica – apenas para Música
16/10 Divulgação dos Locais de Prova
23/11 Provas de Física, Literatura e Língua Estrangeira
24/11 Provas de Língua Portuguesa e Redação
30/11 Provas de Biologia, Química e Geografia
1º/12 Provas de História e Matemática


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora