Geral
|
14 de agosto de 2019
|
18:27

Em um único dia, SBPC coleta mais de 25 mil assinaturas em defesa da ciência brasileira

Por
Sul 21
[email protected]
Bolsas de fomento à pesquisa do CNPq recebem reajuste | Foto: Divulgação
Bolsas de fomento à pesquisa do CNPq recebem reajuste | Foto: Divulgação
SBPC quer ainda que instâncias decisórias do Executivo e do Legislativo Federal revertam imediatamente medidas de desmonte da agência. Foto: LABORATÓRIO NACIONAL DE BIOCIÊNCIAS/MCTIC.

Da RBA

Em menos de 24 horas no ar, uma petição em defesa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) – sob ataque do governo de Jair Bolsonaro (PSL) –  coletou mais de 25 mil assinaturas. Lançado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) nesta terça-feira (13),  o abaixo-assinado conta com apoio de mais de 80 entidades científicas.

A situação financeira da agência fomentadora de pesquisa ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) é muito grave. Caso o governo federal não recomponha o orçamento previsto para este ano e não libere crédito suplementar de R$ 330 milhões, a partir do próximo mês de setembro mais de 80 mil pesquisadores terão suas bolsas de estudos cortadas.

Os autores da petição conclamam ainda às instâncias decisórias do Executivo e do Legislativo que revertam imediatamente o quadro crítico de desmonte da agência e que coloquem no Orçamento de 2020 os recursos necessários ao funcionamento pleno do CNPq.

Clique aqui para assinar a petição #somostodosCNPq.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora