Geral
|
17 de julho de 2019
|
18:15

Vereadores de Eldorado do Sul apresentam moção de repúdio contra projeto de mina de carvão

Por
Sul 21
[email protected]
Vereadores de Eldorado do Sul apresentam moção de repúdio contra projeto de mina de carvão
Vereadores de Eldorado do Sul apresentam moção de repúdio contra projeto de mina de carvão
Vereadores Rogério Munhoz, João Cardoso (Tigre) e Juliano Soares apresentaram moção. (Foto: Facebook/Reprodução)

Marco Weissheimer

Os vereadores João Cardoso ‘Tigre’ (PT), Juliano Soares (PT) e Rogério Munhoz (PSB), da Câmara Municipal de Eldorado do Sul, apresentaram uma moção de repúdio contra o projeto de instalação de um polo carboquímico e de uma mina de carvão a céu aberto em uma área que abrange os municípios de Eldorado do Sul e Charqueadas, a cerca de 16 quilômetros de Porto Alegre.

Segundo os vereadores, esses projetos estão provocando diversos questionamentos e dúvidas quanto aos seus impactos sociais e ambientais. A moção deverá ser votada no plenário da Câmara assim que terminar o período de recesso do Legislativo, no início de agosto.

“A Mina Guaíba, que está em processo de licenciamento”, diz o texto da moção, “apresenta riscos socioambientais que afetarão este município e a saúde de seus munícipes devido ao alto potencial que é comum na mineração de carvão”.

Quanto ao polo carboquímico, a moção assinala que a queima de carvão é responsável pela emissão de diversos elementos poluentes contidos nele e que evaporam, sendo lançados na atmosfera e posteriormente no solo pela chuva. “A contaminação do ar, do solo e do rio Jacuí fará com que os produtores orgânicos percam o seu certificado de produtores orgânicos”, afirmam ainda os vereadores.

Segundo Tigre, assim que terminar o recesso também será apresentada uma emenda ao projeto de revisão do Plano Diretor de Eldorado do Sul, retirando a mineração das atividades permitidas no território do município, a exemplo do que aconteceu recentemente em São José do Norte, no extremo sul do Estado. A ideia, acrescenta o vereador, é aprofundar esse debate na Câmara uma vez que ainda há muitos questionamentos sobre os dados e estudos apresentados pela Copelmi, empresa responsável pelo projeto da Mina Guaíba. A Prefeitura retirou da pauta de votações da Câmara o projeto de revisão do Plano Diretor, quando ainda não tem data para ser votado. Tigre e outros vereadores questionam a introdução no Plano Diretor, em 2014, de um pacote de projetos, incluindo a mineração, sem que isso fosse debatido com a população.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora